O CIN tem um visual mais limpo e com menos informações. — Foto: Reprodução

Desde o dia 12 de janeiro, os tocantinenses têm acesso à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), e em apenas alguns dias, mais de 6 mil pessoas já solicitaram o documento. A intenção é que a CIN substitua gradualmente o antigo Registro Geral (RG).

Os Institutos de Identificação estão registrando uma média de 800 atendimentos diários. Em Palmas, Araguaína e Gurupi, o serviço é realizado mediante agendamento, sendo que novas vagas são disponibilizadas toda sexta-feira a partir das 14h. A principal inovação é a inclusão do CPF como número exclusivo para identificação dos cidadãos, buscando a unificação nacional do documento, que anteriormente era emitido individualmente em cada estado.

Procedimentos para Emissão:

  • Palmas: Agendamento pelo site da SSP, levando certidão de nascimento ou casamento e comprovante de inscrição do CPF.
  • Demais cidades: Procurar os núcleos de identificação com certidão de nascimento ou casamento e comprovante de inscrição do CPF (originais e cópias).

A nova CIN apresenta um design mais clean e informações simplificadas, incluindo o nome completo da pessoa, CPF, data de nascimento, prazo de validade, data e local de emissão. Além disso, um QR Code possibilita o acesso à versão digital do documento, onde informações como Carteira Nacional de Habilitação, título de eleitor e carteira profissional podem ser incluídas.

Para a inclusão desses dados, é necessário apresentar os documentos originais durante a emissão do documento. Não há obrigatoriedade de troca imediata para a população, visto que o atual RG permanece válido até 28 de fevereiro de 2032, permitindo a substituição gradual. A primeira via da CIN é gratuita, e o governo ainda não determinou o valor para emissão da segunda via. O prazo para emissão é de 10 dias na capital e 30 dias no interior do estado.