Maju Cotrim
A suplente de deputada Federal, Ângela Maria Silva, se prepara para assumir oficialmente a recém-criada Secretaria Municipal Especial da Mulher. Ela é aliada de primeira hora da senadora Professora Dorinha e chega na gestão do colega de partido, Wagner Rodrigues.
Dra Ângela integra o diretório estadual do UB e teve com 13046 votos para federal estando atualmente como 1ª suplente. Ela se inspira na trajetória da senadora Dorinha e tem forte ligação também com a educação e o social.
“A nova Secretaria da Mulher foi implantada em Araguaína agora, estamos na fase de início inclusive uma sensibilidade do gestor municipal, Wagner Rodrigues, o nosso prefeito, na implantação da pasta. Então, é muito importante esse olhar mesmo, esse destino de recurso, esse diálogo que vai existir, que existe na valorização da figura da mulher, tanto na parte da proteção, como também outras entradas”, disse em entrevista á Gazeta.
Ela afirmou ainda: “A Secretaria da Mulher vem como uma forma de desafio mesmo, mas eu estou muito tranquila com relação ao trabalho, à gestão, porque a mulher empresária
Como eu, que já passou por tantas dificuldades, desafios, acredito que a identificação com as demais mulheres é tudo, a gente vai fazer um trabalho de relevância para o município. E é importante que a Secretaria da Mulher terá duas grandes frentes, que é a pasta de proteção contra a violência”, explicou.
“A mulher, a violência doméstica ou qualquer tipo de violência, discriminação, outra forma de violência. E uma frente dedicada ao empreendedorismo, à fomentação de riqueza e renda, despertando na mulher e dando condições, na verdade, através de formação e condições mesmo da materialidade, para que elas possam desenvolver pequenas profissões ou outras. Grandes profissões para fomento da economia doméstica, então ela vai ter essa frente também, né, que é uma inovação dentro da própria secretaria”, defendeu.
Nós vamos estar atentos também ao programa nacional chamado Antes que Aconteça , feito pelo orçamento misto da bancada feminina do Senado, a senadora Dorinha faz parte dessa comissão e ela vem justamente implantar o programa que vem reforçar um orçamento, da prevenção da violência”, pontuou.
Segundo a titular, a pasta vai trabalhar e evidenciar todas as leis de proteção de violência contra as mulheres. “Me chama muita atenção que nós temos uma lei hoje que reforça a igualdade salarial e o dia da mulher empresária, a Secretaria tem que estar atenta a esses episódios e também á lei de proteção imediata às mulheres que denuncia violência doméstica”, explicou.
Dra Ângela é Pedagoga, odontóloga com várias especializações. Reside em Araguaína há 25 anos. Drª Ângela também é empresária e fundou há cerca de 12 anos a FACIT, instituição de ensino superior que possui hoje mais de 1.500 alunos. É também atuante em vários projetos sociais.