Maju Cotrim, Gazeta do Cerrado
Numa passagem rápida de um dia por Araguaína nos bastidores e conversas com os principais grupos políticos a Gazeta fez várias percepções.
1- Sobram interesses em ser vice do Wagner
O atual gestor Wagner Rodrigues desperta interesse de vários nomes não só da base para a composição de vice. Nomes além dos divulgados inclusive. Wagner, por sua vez, mantém preferência pelos Guimarães ou pelo PL.
2- Declaração de Marcos repercute; “nem por um trilhão”
Dentre várias falas de posicionamento do presidente da Câmara, Marcos Duarte uma foi alvo de comentário em todos os grupos: “não serei vice nem por um trilhão”. Para os grupos políticos da cidade a fala foi recebida com espanto pois acham mesmo que ele alimentaria essa expectativa! Marcos disse que quer se reeleger, ser presidente da Câmara de novo e quem sabe em 2026 ser candidato a 1º suplente ao Senado.
3- Os Guimarães de antenas ligadas!
Muitas são as cotações sobre o rumo do grupo dos Guimarães na cidade. O deputado Alexandre porém mostrou cautela no momento e chegou a apontar uma “indecisão” da população. Na prática ele não descartou compor nem com Wagner nem com Jorge.
4- Palácio de corpo e alma!
Na entrevista à Gazeta o deputado pré-candidato Jorge Frederico disse ter ouvido da própria boca do governador que vencer em Araguaína é uma das prioridades. E se alguém ainda duvida se Jorge vai ou não vai a retórica dele deixa claro que não abre mão mesmo de disputar! E sim, Araguaína deve ter uma das eleições mais disputas, é o que dizem quase todos os líderes que a Gazeta conversou.
5- O corre por partidos!
Em conversa com vários vereadores a fala é só uma; a definição dos partidos! Duarte vai para o PSD e já externou isso mas os outros colegas aguardam orientação de Wagner e definições do grupo, o prefeito estaria pessoalmente na ajuda de composição, segundo os vereadores. A chegada de Guimarães no MDB também é aguardada e deve somar nesta decisão.
6-Presença dos políticos
Foi notada a ausência de políticos da cidade neste sábado no show do aniversário de 63 anos. Além do prefeito Wagner que esteve pessoalmente prestigiando, os deputados, por exemplo, se foram estavam no meio do povo porque não passaram pelos camarins onde estava a concentração dos vereadores.
7- popularidade on!
Ligamos para o prefeito para entrevista-lo e ele estava na feira central. Foi visível a popularidade dentre as pessoas que passavam que aproveitaram ali mesmo para opinarem sobre alguns serviços. Alguns ao cumprimentarem sempre elogiavam. Uma das estratégias do seu grupo será apostar no quesito aprovação e popularidade.
8- Governo X prefeitura
A resposta do governo através do secretário de comunicação, Márcio Rocha surpreendeu. O prefeito tentou não fazer críticas diretas ao governador Wanderlei e até disse que não tinha nada que reclamar dele só que ao apontar que o governo precisava ajudar mais a cidade o Palácio reagiu. À noite na festa, aliados comentavam que acharam a resposta do governo muito reativa e que não viram maldade na fala do gestor! O Palácio fez questão de mostrar as ações que fez na cidade. Wagner manteve a crítica e disse que é preciso fazer mais pela cidade.
9- Suspense!
Ao comentar sobre as movimentações do seu grupo, o deputado Jorge Frederico disse que deve receber várias adesões inclusive segundo ele de muita “gente grande”.
10- 150 obras
Impressionante o número de obras que o prefeito Wagner contabiliza de entregas na sua atual gestão: 150. Ele chegou a comentar que proporcionalmente o número é maior que o do aliado ex prefeito Dimas!