Maria Luiza Cardoso Silva Barros conta que se inspirou em mulheres da sua família pertencentes ao quilombo Ilha São Vicente - Foto - Arquivo Pessoal

Maria Luiza Cardoso Silva Barros conta que se inspirou em mulheres da sua família pertencentes ao quilombo Ilha São Vicente – Foto – Arquivo Pessoal

A estudante Maria Luiza Cardoso Silva Barros, de 18 anos, pertencente ao quilombo Ilha São Vicente e aluna do Centro Educacional São Francisco de Assis (CESFA) em Palmas, conquistou destaque ao alcançar 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sob o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, a jovem expressou de maneira impactante as experiências e desafios enfrentados pelas mulheres quilombolas.

Maria Luiza, que foi bolsista e concluiu a 3ª série do ensino médio em 2023, enfatizou a importância da escola em sua conquista. “Afirmo com todas as minhas palavras que tive os melhores professores nesse preparo”, disse. A aluna também falou sobre o que a inspirou na redação. “A minha inspiração para abordar este tema surge da necessidade urgente de reconhecer e valorizar o trabalho vital que as mulheres desempenham diariamente na esfera do cuidado. Observando o passado e a realidade ao meu redor, incluindo mulheres fortes da minha família, como minha avó, percebo que as mulheres continuam a carregar a maior parte do ônus do trabalho de cuidado”, pontuou.

Além de Maria Luiza, o aluno Gabriel Ferreira Santos, também do CESFA, obteve uma conquista notável ao alcançar o 1º lugar em Direito na Universidade Federal do Tocantins (UFT) durante a 3ª série do ensino médio. Gabriel, bolsista integral e aluno desde 2016, compartilhou sua alegria. “A aprovação foi uma bênção, estou muito feliz, uma sensação maravilhosa. Quanta gratidão a Deus”, afirmou.

A diretora do CESFA, Cláudia Cristiane de Andrade, elogiou o desempenho dos estudantes e ressaltou o compromisso da escola com a educação de excelência. “Estamos extremamente orgulhosos da Maria Luiza, Gabriel e todos os nossos alunos que conquistaram vaga em universidades do Brasil. Essas conquistas refletem não apenas a qualidade do ensino oferecido, mas também a dedicação e o esforço desses alunos excepcionais”, concluiu.

Fonte- Ascom CESFA