Promovido pelo Centro de Direito, Internet e Sociedade (CEDIS) e do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), acontece em Brasília um Workshop para debater a Inteligência Artificial, com a participação de especialistas que já participam dessas discussões, procurando buscar respostas para muitas questões que ainda não tem consenso. O ministro Gilmar Mendes abriu o evento falando da importância do tema e seu impacto na vida de todos.


O senador Eduardo Gomes falou do trabalho na Comissão de Comunicação e Direito Digital e afirmou que “ esse evento servirá para diminuir e aumentar as dúvidas na elaboração do relatório que deve ser lido até o final deste mês”. Discorreu sobre as várias possibilidades do uso da IA para o bem e para o mal e da sua presença forte no cotidiano das pessoas.

O ministro Alexandre Padilha afirmou que “o tema Inteligência Artificial está na agenda do governo federal. Um encontro como esse, com a presença do relator do projeto de IA, senador Eduardo Gomes, e com tantos estudiosos do assunto, com certeza contribuirá fortemente para a sua regulamentação no Brasil. É importante avançar também na regulação das redes sociais para entre outros temas, proteger as nossas crianças que estão permanentemente sob o ataque das empresas oferecendo serviços e o perigo do assédio de toda ordem. Estou otimista com o avanço da matéria que tem como relator o senador Eduardo Gomes, conhecido por sua habilidade e capacidade de negociação em temas relevantes discutidos no parlamento, principalmente no período em que exerceu a função de líder do governo no congresso nacional e com o apoio total do governo, o projeto deverá ser aprovado até o final desse semestre, finalizou.

O Workshop terá continuidade durante todo o dia de hoje, estendendo-se até amanhã, sob a coordenação de
Laura Schertel, Bruno Bioni e Fabrício Mota, discutindo temas ainda não pacificados da IA, para fornecer subsídios para a elaboração do relatório pelo senador Eduardo Gomes.