Para dar sequência às ações de competitividade e desenvolvimento socioeconômico no turismo, o Sebrae Tocantins e Energisa assinaram na tarde desta sexta-feira, 17, na Agrotins, a nova fase do projeto Energia para Crescer. A ação potencializa as capacitação voltadas para as comunidades quilombolas da região do Jalapão.
A nova fase do projeto contempla as comunidades Prata, Mumbuca, Carrapato e Boa Esperança, sendo 40 empreendedores e 120 potenciais empreendedores do trade turístico da região. Esta etapa, que vai até dezembro de 2026, terá início no próximo mês, com um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão.
Milena Lima, gerente do Sebrae na regional Portal do Jalapão, pontua que a qualificação, o incentivo ao empreendedorismo, a educação empreendedora, além da promoção do destino, contribuem significativamente para a inclusão social e produtiva das comunidades locais. “Essas ações possibilitam que essas pessoas empreendam com mais geração de renda e dignidade para as famílias quilombolas”, conclui.
Energia para crescer
O Energia para Crescer teve início em 2021 e nos dois últimos anos atuou nas comunidades do Mumbuca, Prata e Rio Novo, com ações de capacitação profissional e geração de renda para artesãos e micro e pequenos empreendedores da região, com produção de identidade visual, treinamentos e ações que atendem as necessidades apontadas pelas comunidades, como a instalação de tanques de piscicultura e hortas no meio do Cerrado, tornando possível que os moradores cultivassem os próprios produtos, que em são preparados e vendidos nos restaurantes e pousadas do Jalapão, fazendo gerar e aumentar a renda local. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)