Foto: Clayton Cristus

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) realizou na manhã desta quinta-feira, 23, uma Sessão Solene que mais uma vez homenageou a capital Palmas, na data de hoje, pela passagem dos seus 35 anos, comemorados dia 20 de maio.

A solenidade foi autorizada mediante pedido do deputado Professor Júnior Geo (PSDB) e na oportunidade foram entregues comendas a diversas personalidades, “que fizeram parte da história e contribuíram, de alguma forma, com o crescimento da cidade”, lembrou Geo.

O presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), na coordenação da Mesa Diretora, afirmou que Palmas tem se destacado por sua rica cultura, beleza naturais e potencial econômico. “Somos abençoados com uma diversidade de paisagens que encantam todos que aqui vivem ou nos visitam. Temos o privilégio de contar com cidadãos que buscam preservar nossas tradições e comprometidos com o nosso desenvolvimento”, posicionou Amélio.

Amélio Cayres defendeu que todos devem continuar investindo num futuro ainda mais promissor e que se continuem investindo em educação de qualidade, infraestrutura e políticas públicas que promovam igualdade social.

“Hoje a Assembleia abre mais uma vez as portas para celebrar a capital dos tocantinenses. Em reconhecimento a importância desta cidade para o desenvolvimento do Estado do Tocantins, prestamos esta merecida homenagem à cidade e aos que contribuíram com sua história de sucesso”, destacou o presidente da Aleto.

Cultura

Para lembrar a cultura regional, foi apresentada pela Orquestra Sinfônicas de Cordas da Escola Estadual Cívico Militar Vila União, a canção de Amor a Palmas, de autoria do cantor e compositor Braguinha Barroso e Neusinha Bahia. Teve ainda a apresentação de um vídeo institucional da Assembleia Legislativa que apresentou um pouco da história de Palmas.

Pronunciamentos

Ao subir à tribuna, o deputado Professor Júnior Geo (PSDB), entre outros parlamentares que se manifestaram, falou sobre a importância do que representa Palmas hoje, mas reforçou que a missão da sua evolução ainda tem muito pela frente. “Cada dificuldade e vitórias vividas fortalecem e moldam as ações futuras de todos nós. Que venhamos assumir nossas missões para construir nesta terra um futuro ainda mais promissor, que continuemos a fazer com que Palmas cresça muito mais em infraestrutura e justiça social”, defendeu Júnior Geo.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), mencionou a importância das ações públicas e de cada um personagem que contribuiu para o crescimento e desenvolvimento de Palmas. “Foram necessários homens e mulheres corajosos para construir essa cidade, desde cada prefeito e aos particulares, os quais os parabenizo”, manifestou Cinthia.

Também da tribuna, o ex-prefeito de Palmas Raul Filho relatou um pouco do sonho da escolha do local e a construção da nova capital. Lembrou do episódio em que ao visitarem o povoado Canela e após a celebração de uma missa o governador Siqueira Campos subiu em um trator e anunciou a construção da sede definitiva da capital neste local.

“Siqueira já sonhava com a capital neste lugar, e foi desafiador quando mudamos para este local, mas foi assim que Palmas surgiu, e me sinto muito honrado por ter participado desse acontecimento, por ter sido prefeito desta cidade e por ser reconhecido nesta homenagem”, disse.

O homenageado Emilson Vieira disse que a homenagem recebida é motivo de orgulho para cada condecorado. “Cada um de nós viemos para este local com sonhos e desafios e com o tempo cada um contribuiu à sua maneira com o progresso dessa cidade que é pujante e invejável em todo Brasil.

O também homenageado Padre Lenilson da Silva ressaltou que cada homenageado saíram das suas terras de origem para a missão de construir suas vidas e construíram uma cidade e a história de um povo. Ele comparou a missão de cada um ao papel do patriarca Abraão, conforme conta o livro dos Gênesis na Bíblia.

Também participaram da sessão os deputados, Vilmar de Oliveira (Solidariedade), Ivory de Lira (PCdoB), Professora Janad Valcari (PL), Cláudia Lelis (PV), Léo Barbosa (Republicanos), Vanda Monteiro (UB) e Eduardo Mantoan (PSDB).

Título de Cidadania

Também na Sessão foi entregue o Título de Cidadania Tocantinense ao senhor Antônio Trabulsi Sobrinho, homenagem proposta pelo deputado Eduardo Mantoan (PSDB).

Homenageados

Raul de Jesus Lustosa Filho.

Oneildo Lopes Valadares.

Ivan Ricardo Naves Inácio.

Maurício Thomas Kawai Costa.

Marli Santos.

Carlos Roberto Braga do Carmo.

Solano Donato Carnot Damacena.

Vanda Maria Gonçalves Paiva.

Aberto Alves Gomes.

Emilson Vieira Santos.

Everson Medeiros Dias.

Lenicio da Silva Nascimento.

Loiri Maronezi.

Rérison Antônio Castro Leite.

Sergio Irineu Nesello.

Antônio João da Silva.

Elias Chaves da Silva e

José Paulo da Silva.