A deputada estadual Claudia Lelis (PV) fez questão de destacar a importância dos pioneiros na construção de Palmas. “Com coragem, visão e determinação, ergueram os alicerces de nossa querida Capital”, afirmou Claudia, durante sessão solene em homenagem aos 35 anos da Capital, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), nesta quinta-feira, 23. A sessão homenageou 19 personalidades que contribuíram com a criação de Palmas, em uma sessão repleta de muita emoção e autoridades.
A deputada Claudia Lelis fez questão de lembrar a importância do trabalho dos pioneiros na construção da mais nova Capital do Brasil, “quando olhamos para trás, é impossível não reconhecer o papel fundamental dos pioneiros que enfrentaram desafios incalculáveis para transformar um sonho em realidade. Esta sessão solene é importante porque nos permite, como parlamentares, homenagear essas pessoas que, com sacrifício e dedicação, construíram os primeiros prédios, abriram as primeiras ruas e instituíram as primeiras políticas que guiaram o crescimento de Palmas”, afirmou.
Homenagem a Marli Santos
Claudia Lelis entregou o título de cidadão palmense para a pioneira Marli Santos, Superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. “Marli além de ser uma defensora incansável do meio ambiente do nosso Estado é uma pioneira que chegou em 1989 em Palmas e viveu os primeiros acontecimentos da criação de Palmas. É profunda conhecedora da política ambiental e tem um brilhante e importante trabalho prestado pelo Tocantins e por Palmas’’, destacou Lelis. Marli não compareceu à sessão por estar em Brasília participando de reunião sobre o Programa Jurisdicional de REDD+ e foi representada pela sua filha, Sofia Santos.
Perfil da homenageada
Marli Santos, é Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS – UNB – 2014); mestre em Rural Resources and Environmental Policy pelo Imperial College at Wye – Inglaterra (2000). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT- 2024) e em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG – 1989).
Exerce o cargo de Superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh). Já atuou como Analista Ministerial Especializada do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente – CAOMA – do Ministério Público do Tocantins. Atuou como especialista em Marketing na TNC. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: meios de vida sustentáveis, sequestro de carbono, mudanças climáticas, política energética e legislação ambiental. Atuou como professora de graduação na Faculdade Católica do Tocantins e já foi presidente do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, órgão ambiental de meio ambiente do estado do Tocantins. Já presidiu a ONG ambientalista Gaia-TO. Possui sete livros publicados na área de Meio Ambiente.