A crise política no município de Formoso do Araguaia ganhou mais um capítulo. O Tribunal de Justiça do Tocantins revogou a cassação do mandado do vice-prefeito Israel Borges Nunes (Republicanos) que agora passa ser o novo prefeito da cidade. A prefeitura estava sob o comando do presidente da Câmara, Felipe Sousa Oliveira (PRTB).

Israel Borges Nunes teve o mandado cassado pela Câmara junto com o prefeito Heno Rodrigues da Silva (UB) por supostas infrações político-administrativas e crime de responsabilidade envolvendo o contrato do transporte escolar. A decisão do Tribunal de Justiça suspendo os efeitos de cassação apenas do vice-prefeito, Heno Rodrigues ainda segue com o mandato cassado pelo justiça.

O desembargador Helvécio de Brito Maia Neto considerou que o vice-prefeito não assumiu a prefeitura durante a viagem do prefeito Heno Rodrigues e que, embora a norma seja clara ao estender os procedimentos referentes aos crimes de responsabilidade ao vice-prefeito, isso se aplica apenas quando ele está no exercício do mandato de prefeito, mesmo após a cessação da substituição.

A crise política em Formoso do Araguaia começou após pedido de impeachment a partir dos indícios investigados pela Polícia Federal (PF) durante a operação Rota Dubai, que apura desvios de recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar. A operação cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do prefeito e do vice, em janeiro de 2024. Na época, Henor Rodrigues e Israel Borges chegaram a ser presos por posse ilegal de arma de fogo.