O mês que faz alusão aos cuidados no trânsito tem sido marcado por acidentes com mortes no estado e reforça o alerta, seja no perímetro urbano ou nas rodovias. Dados do Detran, mostram que 12 mortes foram registradas em acidentes de trânsito do dia primeiro de maio até agora em vários municípios do Tocantins. O excesso velocidade, o uso de álcool pelo motorista ao dirigir, e a ultrapassagem em local indevido lideram o ranking de causas e imprudência.
Ainda de acordo com o Departamento de Trânsito, durante todo o ano de 2023, 581 pessoas morreram em acidentes registrados no estado. Este ano, somente entre janeiro e fevereiro, foram 113 óbitos já confirmados. Dados do serviço de trânsito da prefeitura de Palmas, também mostram que só na capital, 47 pessoas morreram em acidentes no perímetro urbano com 70% destes casos envolvendo motocicletas durante todo o ano passado.
A mais recente vítima é o médico Eduardo Lourenço de 30 anos. Ele dirigia o veículo na TO- 255 em Lagoa da confusão quando bateu na traseira de uma picape. O médico não resistiu aos ferimentos. O outro motorista envolvido sofreu ferimentos e foi levado para o hospital. Eduardo Lourenço atendia na rede pública de saúde do município.