Mensagem que indica que o ‘Hype’ está ativo aparece para os usuários, avisando que um comentário no Story ficará público — Foto: Reprodução/Instagram

Uma nova funcionalidade do Instagram permite que usuários comentem publicamente nos Stories dos perfis que eles seguem. Chamada de Hype, ela dá ao usuário a opção de publicar um comentário aberto em um Story e qualquer seguidor pode ver qual foi a reação postada.

A ferramenta não substitui as DMs, mensagens enviadas para o perfil de forma privada, que continuam existindo nos Stories.

É importante ficar atento para não se confundir e publicar para todos uma mensagem que seria privada

 

Veja como não errar:

➡️ MENSAGEM QUE TODOS VEEM: o Hype é representado pelo ícone de um balão ️, que aparece no canto esquerdo inferior de cada Story dos perfis que você segue.

Um usuário poderá se deparar com perfis cujos Stories possuem o ícone do balão e outros onde ele não aparece. Isso porque o balão é visível nas contas que já possuam a nova ferramenta. E o dono do perfil também pode restringir quem tem o direito de comentar.

➡️ MENSAGEM PRIVADA (DM): o espaço para mandar uma mensagem ou comentário privado continua disponível, também na parte de baixo do Story, no campo “Enviar mensagem/Mensagem”. Também continuam privadas as curtidas (❤️ ) na postagem.

Como funciona o Hype

 

Na primeira vez em que um seguidor clica nesse balão, o Instagram explica do que se trata, em um aviso em cima da postagem: “Adicione comentários aos stories dos seus amigos. Os comentários ficam visíveis para qualquer pessoas que visualizar o story”.

Instagram começa a disponibilizar recurso que permite postar publicamente em Stories de usuários — Foto: Reprodução

Instagram começa a disponibilizar recurso que permite postar publicamente em Stories de usuários — Foto: Reprodução

O que for comentado a partir do balão aparece na parte inferior do próprio Story (como aqueles comentários feitos durante uma live), para todos os usuários verem (como na imagem acima).

Quando existe mais de um comentário no mesmo post, eles se “revezam” e todas as fotos dos perfis que comentaram ficam visíveis. Além de ver os comentários públicos, qualquer pessoa pode interagir com eles.

Posts podem ficar públicos nos Stories do Instagram — Foto: Reprodução

Posts podem ficar públicos nos Stories do Instagram — Foto: Reprodução

O comentário ficará disponível para todos os usuários pelo tempo que o Story ficar no ar – são 24 horas — caso o dono da publicação não o apague antes.

Como ativar e desativar os comentários públicos nos Stories

 

Caso o recurso já esteja disponível para o seu perfil, é possível ativar e desativar os comentários públicos. Veja como fazer:

  1. Na tela seguinte, em Story Comments, é possível escolher se os comentários podem ser feitos por todos (até por pessoas que não seguem o usuário, no caso de um perfil público), por pessoas que o usuário segue (pessoas que você segue) ou desativar.
  2. Selecione a opção Story e deslize até a opção “Permitir comentários” e clique na seta para abri-la;
  3. Faça como se fosse publicar um novo Story e toque no botão de engrenagem no canto superior direito (Configurações da câmera)

 

É possível selecionar quem pode fazer comentários públicos, agora permitidos no Stories do Instagram — Foto: Reprodução

É possível selecionar quem pode fazer comentários públicos, agora permitidos no Stories do Instagram — Foto: Reprodução

Surpresa para alguns

 

O Instagram anunciou o Hype quando ele entrou em testes, no ano passado, mas os usuários passaram a comentar que notaram a novidade a partir do fim desta semana.

Alguns disseram que foram surpreendidos por comentários públicos que começaram a surgir em seus Stories, sem saber do que se tratava ou se poderiam evitar.

Durante o anúncio, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, disse que a Meta identificou uma mudança de comportamento dos usuários da rede social em 2022, que estavam enviando mais mensagens privadas nos Stories do que fazendo postagens nas publicações dos seguidores.

Com o Hype, a ideia da companhia é criar engajamento e encorajar a criação de conteúdos originais.

Fonte: G1