De 10 de junho a 11 de julho, forças de segurança de todas unidades da federação desenvolveram ações no âmbito da Operação Virtude, dedicando esforços significativos à conscientização e combate à violência contra os idosos, em alusão ao Junho Violeta, mês voltado para esta causa. A iniciativa é do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça (SENASP/MJ).

No Tocantins, as ações foram coordenadas pelo Sistema Integrado de Operações (SIOP) e a Diretoria de Polícia do Interior, contando com a participação de policiais civis das Delegacias Especializadas de Atendimento à Vulneráveis, bem como de policiais civis e militares que atuam no SIOP. A Operação contou ainda com a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas (COMDIPI), Procon e Vigilância Sanitária Municipal (Visa).

Ao longo da Operação foram realizadas 13.033 ações educativas, 11 novos inquéritos policiais foram instaurados, uma medida cautelar solicitada e dez inquéritos foram concluídos.

“A violência contra os idosos, têm ganhado uma dimensão que nos preocupa. Nesse contexto, as ações integradas entre diversas instituições, como a Polícia Civil, Polícia Militar, Conselhos Municipais e órgãos como Procon e Vigilância Sanitária, são essenciais para garantir a segurança e dignidade dessa parcela da população”, enfatizou a diretora de Polícia do Interior e coordenadora de Mulheres e Vulneráveis, delegada Ana Carolina Braga.

O diretor do SIOP, Coronel Álon Amaral, que atuou como coordenador estadual da Operação Virtude, ressaltou a importância da articulação entre diferentes entidades e que a intensificação das ações educativas é fundamental para que os idosos reconheçam sinais de violência e saibam onde buscar ajuda. “A união de esforços é crucial para assegurar o direito dos idosos de maneira integral e integrada. Durante todo o mês, a Operação Virtude realizou ações ostensivas, educativas e repressivas em várias regiões do Estado, promovendo a conscientização e atuando na prevenção e no combate à violência”, pontuou.

O Coronel Álon Amaral reforçou que as forças policiais estão treinadas e preparadas para oferecer o melhor atendimento e encaminhamento aos idosos vítimas de qualquer tipo de violência ou negligência, seja por meio de denúncias ou identificação própria.

As autoridades e instituições envolvidas na Operação Virtude reafirmam seu compromisso contínuo com a proteção e o bem-estar dos idosos, destacando a importância da participação da comunidade e da vigilância constante para criar um ambiente seguro e respeitoso para todos os cidadãos da terceira idade.

Para denunciar casos de violência contra idosos, a população pode utilizar os seguintes canais: Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e por meio do site da Delegacia Virtual (https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/). Eles são essenciais para garantir que as denúncias sejam recebidas e tratadas com a devida urgência e cuidado necessários.