Maria José Cotrim

O governo apresentou na primeira sessão da Assembleia Legislativa um amplo balanço das ações do Estado no último ano. A mensagem foi lida pelo secretário Chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres.” A conjuntura atual requer cautela de todos os entes federados”, disse ao citar as questões econômicas do Tocantins. A leitura durou mais de meia hora.

Ele comentou ainda os destaques do ano de 2017 da gestão e citou vários números referente a receitas, despesas e arrecadação.Segundo o governo, a frustração do Fundo de Participação dos Estados foi de R$ 92 milhões ano passado.

Ele citou a implantação da nota fiscal eletrônica por parte da Secretaria da Fazenda. Foram protestados mais de 181 mil contribuintes por não pagamento de IPVA. ” As ações de fiscalização foram intensificadas”, disse o governo na mensagem.

O secretário citou ações sociais do governo em algumas áreas. Telio citou ainda a suspensão de progressões e reajustes aos servidores como algumas das medidas de contenção. Para este ano, segundo ele, estão previstas obras nas rodovias e outras ações.

A líder do governo, Valderez Castelo Branco parabenizou o governo pelo relatório. ” É preciso refletir e ver que o Estado mostra avanços”, disse. Ela disse que o ano é desafio s para o Estado ter índices ainda maiores e elogiou os secretários além de agradecer o empenho da bancada federal do Estado.

Pouco mais de 10 deputados acompanharam a sessão e as galerias estavam vazias.