Maju Cotrim 


O primeiro debate entre os candidatos de Palmas acontece nesta sexta-feira, 16, na TV Jovem Record Tocantins. Participam Eduardo Siqueira Campos (Podemos), Júnior Geo (PSDB) e Lúcia Viana (PSOL). O mediador é  Raul Dias da Record SP.

Primeiro bloco

No primeiro bloco o tema foi livre.A primeira a fazer a pergunta foi Lúcia Viana do PSOL e ela escolheu Eduardo Siqueira Campos quando questionou sobre o a suspeita de desvios no  Igeprev.

“Fui investigado, a investigação começou e o MP nada encontrou contra minha pessoa, foi feita uma sindicância que não me ouviu. Não tenho uma condenação, o que posso dizer para o aposentado é Que tenho experiência. Eee investigado é um atestado de honestidade”, disse. Ele disse que não houve nenhuma condenação contra ele.

“Não existe pergunta ruim, existe quem não saiba responder”, disse.

Na réplica, a candidata disse que não é possível ter receio de que recursos dos servidores sejam desviados. “Que quem for eleito tenha condições de gestar os recursos”, disse.

Na tréplica, Eduardo Siqueira insistiu que nada paira contra ele.  “São 35 anos de vida pública e nenhuma condenação, lamento muito que isso seja usado como fakenews”, disse.

Em seguida, Eduardo perguntou a Júnior Geo sobre o CAPS na região sul e pediu que ele explicasse mais sobre essa proposta. O candidato Geo disse que há uma demanda grande na região. “No meu governo queremos trabalhar com estatísticas”, disse ao falar de outras propostas como a UPA no Taquari.

Ele disse que o hospital universitário vai ser feito num possível governo seu. Eduardo Siqueira disse que antes de pensar em construção é possível equipar os que já existem. “Temos uma dificuldade imensa das mães de obterem um atendimento que lhes permita um diagnóstico, um laudo”, criticou.

Na tréplica, Geo disse que toda e qualquer dificuldade será sanada no seu governo.  “Assim como cuido dos meus alunos Vou cuidar dos jovens que adolescentes da cidade de Palmas”, disse.

Geo perguntou então sobre o que chamou de “invasões” em unidades de saúde e disse qual a proposta que ela tem para a saúde e se concorda com a postura de “invasões”. Lúcia disse que é usuária do SUS e que é necessário melhorias para a população. “Temos dificuldades nas filas, pretendemos ampliar tudo e trabalhar a saúde básica, especialidades e exames”, disse ao defender a construção de um hospital.

“Se for uma conduta criminosa deve ser reprimida”, disse sobre a questão da invasão dos hospitais. Geo na réplica falou da alta demanda no sistema municipal. “O investimento tem que ser constante na saúde”, disse. Segundo ele, como deputado visitou vários hospitais para ver a situação.

“Precisamos ampliar o investimento na saúde”, defendeu Lúcia.