A prefeita em exercício Cinthia Ribeiro frisou durante a abertura do Ano Legislativo 2018 na manhã desta terça-feira, 06, no Plenário da Casa de Leis de Palmas,  sua expectativa e otimismo por bons resultados através do debate e trabalho integrados do Executivo Municipal e da Câmara de Vereadores.

Ao lado do presidente da Casa, vereador José do Lago Folha (PSD), e do Subprefeito de Palmas e secretário municipal da Casa Civil, Adir Gentil, Cinthia cumprimentou os vereadores e frisou que espera dos legisladores municipais debate de alto nível para os grandes temas de projetos que serão encaminhados para apreciação neste ano.

“Os senhores estarão diante de grandes projetos, que serão enviados pelo Executivo que vão se somar a outros estratégicos já aprovados por esta Casa e que já começam a surtir resultados, a exemplo do Palmas Solar, o novo Código Tributário, Código de Obras, o Condomínio Industrial e Logístico e o novo Plano de Arborização”.

O novo Distrito Turístico de Palmas e a celebração de parcerias são alguns dos temas propostos pelo Executivo que serão debatidos em 2018 com os vereadores. “Temos parcerias certas, a exemplo da Embrapa que agora em 2018 assume a parceria com uma escola municipal para disseminar conceitos de agroecologia”, adiantou.

A consolidação do Plano – Palmas Cidade Sustentável, junto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Microsoft, também foi anunciada. “Temos muito a ganhar e muito a fazer. No decorrer deste ano os senhores se confrontarão com projetos que detalham tudo o que projetamos”, disse.

Debate salutar

O presidente da Casa reafirmou seu apoio à discussão desses e demais temas importantes para a cidade. “Dialogar será o princípio básico do nosso trabalho”, afirmou o presidente Folha. O vereador Milton Neris (PP), membro da oposição na Casa, reforçou sua disposição em debater com afinco projetos encaminhados à Câmara. “Sou crítico, mas jamais insensato. Espero que possamos corrigir distorções e vamos ajudar a cuidar com carinho dessa cidade”, disse.

O vereador Major Negreiros lembrou avanços que atingem e beneficiam as parcelas mais carentes da população de Palmas, como a oferta de cursinhos preparatórios gratuitos a mais de 600 jovens carentes, o pagamento em dia de salários e da data-base aos servidores municipais.

A vereadora Laudecy Coimbra (SD) lembrou das mudanças pelas quais a Capital vem passando nos últimos anos e que garantiram o crescimento promissor da cidade. “Na Câmara a divergência é salutar. O trabalho da oposição é importante, mas é preciso mostrar o que tem sido feito para administrar a cidade em tempos de crise. Qualquer um percebe obras acontecendo na cidade toda, o funcionalismo está recebendo em dia, mas claro que existem falhas que precisam ser corrigidas com debate no nível que a população espera”, frisou.

 

Avanços reconhecidos

Acerca do trabalho desenvolvido nos últimos anos, os vereadores citaram contribuições e debates em prol de projetos apreciados na Casa no ano anterior e reconheceram ainda conquistas feitas a partir deste debate, como a consolidação da educação municipal pública de qualidade como referência no País e que mantém atualmente 70% dos alunos com ensino integral, a entrega de obras que garantem sedes próprias e planejadas para atendimento ao público a cada vez mais serviços públicos, a melhoria da estrutura da rede municipal de saúde, o fortalecimento da rede privada de saúde que tem firmado Palmas como um destino saúde nacional, o fortalecimento do turismo local, entre outros temas.