Vence nesta semana o primeiro lote do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2018. Os donos de veículos com placas de final 1 e 2 têm até a próxima quinta-feira (15) para pagar a parcela única, com desconto, ou a primeira parcela no caso de parcelamento.
São 115 mil veículos neste primeiro lote. Quem preferir pode pagar o imposto em até quatro parcelas mensais ou quitar o imposto sem desconto até 15 de maio. A previsão de arrecadação nesse lote é de R$ 43 milhões.
O Tocantins tem cerca de 580 mil veículos tributados e a média é de R$ 480 por veículo. Os proprietários podem imprimir o boleto no site da Secretaria da Fazenda e também do Departamento de Trânsito do Tocantins.
O prêmio do seguro obrigatório DPVAT é pago por meio de outro documento, que estará disponível juntamente com o IPVA. O valor arrecadado com o IPVA, após dedução da parcela do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), é repartido 50% para o Estado e 50% para o município de domicílio ou residência do proprietário.