O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Talismã, Diogo Borges, participou de reunião nesta quarta-feira, 11, na sede da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS) para tratar da força tarefa destinada a combater as queimadas no Tocantins. Na ocasião, representantes do Estado anunciaram a destinação de recursos aos Municípios para fortalecer o combate aos incêndios florestais.

Participaram da reunião o secretário da SETAS, Jonis Calaça, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Marcello Lelis, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Ornelas e o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Coronel Edvan.

O encontro é um desdobramento da reunião online ocorrida na última sexta-feira, 06, entre o governador Wanderlei Barbosa e prefeitos do Tocantins, quando o chefe do Executivo Estadual anunciou investimentos na ordem de R$ 6 milhões para o combate às queimadas, e pediu auxílio dos Municípios no combate às queimadas.

O presidente da ATM foi informado pelo secretário da SETAS que o Governo do Estado repassará os recursos aos Municípios, conforme solicitação dos prefeitos. “O governo deverá repassar os recursos aos Municípios que decretarem situação de emergência devido as queimadas”, disse Calaça. Na última sexta-feira, 06, o Governo do Estado decretou situação de emergência devido ao grande número de incêndios florestais registrados no Tocantins, pelo prazo de 180 dias.

O presidente da ATM comentou a medida e disse que os recursos fortalecerão o combate as queimadas. “Os Municípios não tem recursos para essa empreitada, e de forma sensível o governador atende o apelo dos prefeitos e passa o recurso direto para os Municípios, que poderão contratar caminhão pipa, adquirir equipamentos de proteção individual e contratar mais brigadistas. Nossos agradecimentos ao Governo do Estado pela parceria”, disse Diogo Borges.

Os municípios que decretarem situação de emergência devem receber de R$ 37 a 60 mil reais para o combate aos incêndios florestais. Uma comissão interna da SETAS auxiliará os gestores municipais na organização do processo e recebimento e prestação de contas dos recursos.