O procurador de Justiça João Rodrigues Filho é o escolhido como desembargador do Tribunal de Justiça,  pelo quinto constitucional, em vaga destinada ao Ministério Público do Tocantins, após ter sido nomeado pelo governador Wanderlei Barbosa no ato de nº 1.829, publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (11/9), a partir da lista tríplice definida pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), no dia 18/4.

Na lista, o procurador foi o mais votado (9), seguido de José Demóstenes de Abreu (8) e Leila da Costa Vilela Magalhães (6 votos). A formação da lista foi validada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no dia 13/8.

Perfil do novo desembargador

Natural de Itarumã (GO), o novo desembargador  iniciou a carreira ministerial ao ser empossado como promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás em 8/05/1987 e se mudar para Paraíso antes da criação do Estado do Tocantins, no ano seguinte. Na implantação do novo Estado, optou por continuar no órgão ministerial no Tocantins com atuação como titular nas promotorias de Justiça em Paraíso do Tocantins e Gurupi até sua promoção, em 16/2/1998, para o cargo de 2º procurador de Justiça, pelo critério de antiguidade. No órgão ministerial, exerceu os cargos de subprocurador-geral de Justiça, corregedor-geral e membro do Conselho Superior do Ministério Público.