O deputado estadual Paulo Mourão (PT) destinou R$ 260 mil em emenda parlamentar para a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para a realização de capacitação de professores da rede pública de ensino do estado. A assinatura simbólica do repasse aconteceu na quinta-feira, dia 1 º, no campus de Palmas.

O parlamentar, que é defensor da educação, disse que destinou a emenda por entender que é preciso investir em ensino de qualidade, fazendo a qualificação profissional dos professores para que eles possam estar melhor preparados para levar o conhecimento aos alunos em sala de aula.

“Fizemos uma proposta para a qualificação dos professores através de uma parceria UFT e Estado por meio da Secretaria Estadual de Educação, onde o próximo passo é estarmos discutindo com a secretária da Educação Wanessa Sechim, o processo da qualificação para começar a fazer projetos pilotos em cada região do Estado. Daí, a partir do momento que estiver dando resultados, estaremos alocando mais recursos para essa qualificação”, explicou.

A reitora da UFT Isabel Auler elogiou a atitude  do deputado. “O parlamentar é um dos primeiros que nos procuram para destinar uma emenda estadual para a educação na formação dos professores, acho isso uma iniciativa fantástica”, enalteceu.

Segundo Isabel, a UFT em parceria com a secretaria da Educação  já formou quase 3 mil professores do Estado que não possuíam titulação. “Esse trabalho trata-se de uma possibilidade de aproximação e contribuição da universidade no seu papel de formação que é próprio da sua missão”, disse a reitora.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Raphael Pimenta disse ser uma iniciativa maravilhosa, uma vez que com os recursos será possível melhorar a qualificação dos professores e o ensino do estado do Tocantins. “Vamos fazer um bom trabalho por meio de nossa Diretoria de Pós-Graduação que já está levantando quais são as principais demandas”, afirmou. “O curso que será feito sob encomenda das necessidades dos professores estaduais será um curso desenhado para atender geograficamente pontos específicos  mais carentes dessas qualificação”, destacou.

O presidente do SINTET Zé  Roque  parabenizou a atitude do parlamentar ressaltando a importância da qualificação para a melhoria da qualidade de ensino. “Isso traz uma perspectiva nova de mudança no ensino. Esperamos que outros parlamentares possam contribuir também. Estamos discutindo com a UFT outras parcerias e queremos contribuir no processo de formação na política de desenvolvimento da qualidade da educação”, afirmou.

Tarifa semiurbana

Durante a conversa, o parlamentar destacou que ao ser procurado no ano passado pelo diretor da UFT de Porto, George França e alunos para discutir a questão da tarifa diferenciada para estudantes de Porto Nacional, levou ao conhecimento do governador Marcelo Miranda a necessidade da tarifa benefício. “O governador incumbiu ao presidente da ATR Jota Patrocínio de fazer um estudo de viabilidade da demanda de transporte semiurbano no entorno de Palmas, para haver a possibilidade da redução”, disse Mourão.

Jota Patrocínio explicou que o estudo vem sendo feito desde o ano passado, onde procurou buscar entender a região metropolitana, pegando Palmas e o entorno Paraíso, Porto Nacional e Miracema, onde a partir de então observou a demanda e viabilidade para a regulamentação dos serviços de transporte semiurbano devido ao grande fluxo de usuários do transporte semiurbano na região metropolitana.

A regulamentação é feita em cima da planilha feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. “Em cima disso vem uma tarifa diferenciada. Já estamos em final de discussão para que ela seja em torno de 20% a 30% de desconto e para estudantes mais 50%. Essa é a nossa expectativa”, explicou.

George França avalia como uma ação muito importante do deputado Paulo Mourão, junto com o governo do estado e presidente da ATR. “É preciso trabalhar a perspectiva de outro valor, porque o estudante que não tem condições de pagar o preço estabelecido fica impossibilitado de dar continuidade nos estudos. Daí a importância na redução das passagens para que nossos alunos continuem frequentando normalmente a universidade”, destacou o diretor do campus de Porto Nacional.

Fonte: Ascom Paulo Mourão