Alguns hábitos até parecem inofensivos, mas podem desencadear crises de ansiedade. Para diminuir o problema, é preciso evitá-los
Para a especialista, é muito importante procurar por ajuda psicoterapêutica se estiver com os sintomas. “Com orientação e auxílio psicológico, é possível gerenciar crises de ansiedade, além de identificar onde esse padrão disfuncional foi estabelecido para pensar em melhorias, criando novos hábitos para que o indivíduo consiga diminuir o sofrimento”, afirma.
Contudo, além de buscar ajuda, existem outras medidas que você pode tomar para tentar diminuir a sua ansiedade, especialmente evitando alguns hábitos nocivos.
Hábitos que podem despertar a ansiedade
Alguns dos hábitos do dia a dia que podem parecer inofensivos, mas você deve evitar se quiser diminuir a ansiedade, são:
- Não ter rotina;
- Se comparar;
- Sofrer por antecedência;
- Não praticar nenhuma atividade física;
- Não ter qualidade de sono;
- Não ter uma alimentação saudável;
- Uso excessivo de telas;
- Não expressar seus sentimentos.
Especificamente sobre o uso excessivo de telas, Araújo explica que isso impacta a saúde mental porque ativa o sistema de recompensa, estrutura do cérebro que recebe toda atividade prazerosa. E o estímulo constante dessa atividade gera dependência, aumentando o estresse, a comparação, pensamentos acelerados e a ansiedade.
Confira a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.