A ministra Marina Silva participa de reunião com governadores no Palácio do Planalto para tratar da situação do fogo no país

 

A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, ao citar a situação do avanço do fogo no estado de São Paulo, disse que os proprietários rurais estão tendo um “prejuízo enorme”. “O resultado no estado de São Paulo é que 300 dos mais de 600 municípios arderam em fogo. Isso é uma ação coordenada”, acusou Marina.
“E ao dizermos que é uma ação coordenada, não estamos dizendo que são os proprietários. Os proprietários estão tendo um prejuízo enorme”, completou. A fala da ministra ocorreu durante reunião com governadores para tratar da situação dos incêndios pelo país.
A reunião, realizada na tarde desta quinta-feira (19/9), contou com a presença de nove governadores e dois vice-governadores. Ainda marcaram presença representantes dos ministérios da Justiça, Meio Ambiente, Integração e Desenvolvimento Regional e Relações Institucionais.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, durante a reunião, fez um panorama da situação do fogo no país. Segundo a ministra, há, no momento, 690 incêndios no Brasil. Foram extintos cerca de 290 incêndios e controlados outros 179 incêndios.
A ministra ainda destacou que cerca de 106 incêndios não têm combate ou porque estão em área remota ou por dificuldade de acesso com os equipamentos que se tem. Marina ainda anunciou que o presidente Lula pediu que se estudasse, em caráter de urgência, a criação de um Conselho Nacional de Segurança Climática.
(Fonte: Metrópoles)