Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

O governador Marcelo Miranda (MDB) confirmou que o concurso público da Polícia Militar conta com 86.523 inscritos. As inscrições foram finalizadas na última sexta-feira, 09. As provas objetiva e dissertativa serão realizadas em Araguaína, Araguatins, Arraias, Gurupi e Palmas na provável data de 11 de março.

Segundo a AOCP, instituição responsável pelas inscrições, o número de inscritos para cada cargo, por sexo, assim ficaram:

Curso Masculino Feminino Total
CFO 7553 2920 10.473
CFSD 55867 20183 76.050

Etapas

O concurso é composto por cinco etapas: prova objetiva de múltipla escolha e dissertativa; exame de capacidade física; avaliação psicológica; avaliação médica e odontológica e investigação social e da vida pregressa. As datas das outras etapas ainda serão divulgadas em edital no site da AOCP.

Primeira etapa

Na prova objetiva, serão avaliadas as seguintes disciplinas: língua portuguesa, raciocínio lógico e matemático, atualidades e conhecimentos regionais, noções de Direito, noções de Informática, normas pertinentes à PMTO.

A prova dissertativa será composta por uma redação e será avaliada considerando os seguintes aspectos: atendimento ao tema proposto, clareza de argumentação/senso crítico, seletividade de informação, criatividade/originalidade, atendimento à norma padrão da língua portuguesa, coerência, coesão referencial e sequencial e atendimento à proposta é ao gênero ou tipologia textual solicitada.

Ambas serão realizadas juntas e são de caráter eliminatório e classificatório.

Segunda etapa

O Exame de Capacidade Física (ECF) do concurso será de caráter eliminatório e será realizado em Palmas, ainda sem local e data definido. O objetivo será verificar a capacidade mínima necessária para suportar, física e organicamente, às exigências próprias do cargo.

Terceira Etapa

A Avaliação Psicológica também será realizada na Capital e será de caráter eliminatório. E tem a finalidade de avaliar e identificar os traços de personalidade incompatíveis para o exercício da atividade policial militar.

Quarta etapa

As avaliações Médicas e Odontológicas também terão caráter eliminatório. Os exames poderão ser realizadas em qualquer município no prazo de 60 dias à avaliação médica do concurso, sendo a apresentação dos mesmos apenas em Palmas.

A Avaliação Médica e Odontológica visa verificar, mediante exame físico e análise dos testes e dos exames laboratoriais solicitados, a existência de doenças, sinais ou sintomas que inabilitem o candidato.

Durante a avaliação será verificado se o candidato possui tatuagens ofensivos ou incompatíveis com perfil militar, como racismo, preconceito, pornografia, discriminação, facções criminosas, apologias ao crime, entre outros.

Quinta etapa

A Investigação Social e da Vida Regressa poderá acontecer em qualquer fase do concurso e se estenderá até a conclusão do Curso de Formação de Oficiais.

Conforme o edital do concurso, são considerados aspectos que afetam o comportamento irrepreensível, bem como a idoneidade moral e social:
habitualidade no descumprimento dos deveres de assiduidade, pontualidade, discrição e urbanidade; prática de ato de deslealdade às instituições legalmente constituídas; manifestação de desapreço às autoridades e aos atos da administração pública; habitualidade em descumprir as obrigações legítimas; relacionamento ou exibição em público com pessoas de notórios e desabonadores antecedentes criminais ou morais; prática de ato que possa importar em escândalo ou
comprometer a Corporação policial militar; frequência a locais incompatíveis com o decoro do policial militar; uso de droga ilícita de qualquer espécie; embriaguez habitual, prática de ato tipificado como infração penal ou qualquer prática atentatória à moral e aos bons costumes; contumácia na prática de transgressões disciplinares; ter exercido atividades prejudiciais ou danosas à segurança pública ou à segurança nacional.