Durante sabatina realizada pela Aciara e Sindicato Rural, o candidato apresentou suas propostas para classe empresarial e criticou a forma como a gestão atual trata os micro e pequenos empresários.
O candidato à prefeitura de Araguaína, Jorge Frederico, da Coligação Araguaína Pode Mais, participou nesta sexta-feira, 27, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), da sabatina promovida pelo Sindicato Rural de Araguaína e pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara).
O evento reuniu representantes do setor produtivo e empresários locais, o ex vice-governador do Tocantins, Paulo Sidney, o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, o deputado estadual, Marcus Marcelo, além de muitos apoiadores que ouviram as propostas do candidato para o desenvolvimento econômico da cidade.
Durante a sabatina, Jorge Frederico respondeu perguntas realizadas pelos diretores da Aciara e dos Sindicato rural, e por quase duas horas falou sobre a suas propostas para redução da carga tributária, melhoria da cidade e principalmente defendeu a necessidade de uma economia forte para impulsionar os negócios dos empresários locais.
Jorge destacou que vai criar o Daiara 2, construir o anel viário, ligando o Distrito Industrial a TO 222, no sentido do pátio multimodal ferroviário, melhorar incentivos fiscais e qualificação profissional para médio e pequeno empresários. “Há 12 anos a atual gestão não tem enfrentado os problemas que nossos micro, pequenos e médios empresários enfrentam. Chega, isso tem que acabar. Araguaína precisa pensar grande, não podemos estar numa bolha, onde um grupo pequeno é privilegiado e a grande maioria, os pequenos e micro empresários ficam de fora. Isso vai acabar na minha gestão”, afirmou Jorge quando perguntado sobre o que pretende fazer para promover reduzir tributos e ajudar o empresário local.
Poder de compra
O candidato também falou que sua gestão irá mudar a forma de como a prefeitura realiza sua compras, “a prefeitura vai comprar dos micro, pequeno e médio empresários de Araguaína. Nós precisamos qualificar o nosso empresário para poder vender para a prefeitura. O valor investido em compra direta é muito alto, então Araguaína precisa fazer com que esse dinheiro fique aqui dentro. É inadmissível que empresas de Goiânia e São Paulo, por exemplo, estejam vendendo para a Prefeitura, temos que valorizar o poder de compra dos nossos pequenos empresários, de quem morar e vivem aqui. Vou mudar esta realidade”, garantiu Jorge.
Ambiente favorável ao empreendedorismo
O candidato destacou a importância de um ambiente favorável ao empreendedorismo, com menos burocracia, incentivos fiscais e um diálogo aberto com todos os setores produtivos. “Araguaína tem um grande potencial, especialmente no agronegócio, e com uma economia sólida, nossos negócios vão prosperar”, afirmou ele.
Além disso, Jorge reforçou a necessidade de modernizar a infraestrutura da cidade para atrair novos investimentos, com melhorias em logística, segurança e qualificação profissional. Ele também ressaltou que as parcerias com os governos estadual e federal serão fundamentais para o sucesso desses projetos.
Anel viário e aeroporto de cargas
Entre suas propostas, Jorge mencionou a construção do anel viário, que ligará o Daiara à TO-222, e a transformação do Aeroporto de Araguaína em um aeroporto de cargas. “Essas ações vão atrair mais indústrias, gerar emprego e renda para a população, além de fortalecer a economia local”, concluiu.