Jornalista, locutor e apresentador estava internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia.

 


Cid Moreira durante apresentação do Jornal Nacional — Foto: Acervo Grupo Globo

 

Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos. Ele estava internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia.

 

Segundo o Memória Globo, Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes.

 

Cid Moreira nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba, em 1927 — ele completou 97 anos na última sexta-feira (27).

 

O jornalista iniciou a carreira no rádio em 1944, depois de ser descoberto por um amigo que o incentivou a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Nos anos seguintes, entre 1944 e 1949, ele narrou comerciais até se mudar para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.

 

Em 1951, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Foi lá que, entre 1951 e 1956, começou a ter suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala”, na TV Rio.

 

(Fonte: g1 Rio de Janeiro)

 

Notas de pesar:

 

Nota de Pesar

 

É com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do jornalista e locutor brasileiro Cid Moreira, aos 97 anos, ocorrido nessa terça-feira, 3 de outubro de 2024, em Petrópolis, Rio de Janeiro.

 

Paulista da cidade de Taubaté, Cid Moreira foi uma das vozes mais marcantes da comunicação brasileira, tendo conquistado o respeito e a admiração de milhões de brasileiros ao longo de décadas de dedicação à imprensa. Como primeiro apresentador do Jornal Nacional, foi responsável por levar aos lares de todo o país, por 26 anos, as notícias mais marcantes da nossa história.

 

Seu trabalho não se limitou ao jornalismo televisivo. Cid Moreira também dedicou parte significativa de sua vida à narração da Bíblia cristã, levando as escrituras sagradas a milhões de pessoas, de uma forma acessível e tocante. Seu talento ímpar para a narração transformou sua voz em uma referência para aqueles que buscavam a palavra de Deus.

 

Neste momento de luto, nos solidarizamos com seus familiares, amigos e admiradores. O Brasil perde uma grande personalidade, cuja contribuição para a comunicação e para a fé deixará um legado inesquecível.

 

Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins

——————————————————————————————————————————————————————————————-

Nota de Pesar

 

Com imenso pesar recebemos a notícia do falecimento do jornalista, locutor e apresentador, Cid Moreira, nesta quinta-feira, 3, em hospital onde estava internado no Rio de Janeiro. Dono de uma voz inconfundível, Cid Moreira marcou gerações com seu trabalho jornalístico se tornando referência para os profissionais de comunicação de todo o Brasil. O jornalista deixa um legado de profissionalismo, dedicação e compromisso com a notícia.

Neste momento de tristeza, expresso meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e admiradores. Que Deus traga conforto e resignação a todos.

 

Márcio Rocha
Secretário de Estado da Comunicação do Tocantins