Texto: Lucas Eurílio- Gazeta do Cerrado
Mais de 100 famílias reocuparam na madrugada desta segunda-feira (19) uma área que fica na Fazenda Santa Bárbara próximo ao município de Fortaleza Tabocão, região central do estado. Elas fazem parte do Movimento Sem Terra (MST) e querem que a Justiça crie um assentamento no local.
Antônio Marcos que é coordenador do movimento no Tocantins, afirma que segundo o último laudo do Ministério Público Federal (MPF) e do Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o local pertence à União e é considerado um lugar favorável para a criação de um assentamento.
“Eles foram retirados do local em setembro de 2017, desde então o movimento tem entrado com ações para pegar o terreno novamente, mas a Justiça deu reintegração de posse para a pessoa que se diz dona da área”, Antônio Marcos afirmou ao Gazeta.
Antônio disse ainda que as famílias foram colocadas em uma área de preservação ambiental da prefeitura de Fortaleza do Tabocão onde não tinham estrutura alguma para moradia.
A redação tentou contato com o Ministério Público Federal e com o Incra pela manhã e não obteve resposta. O espaço continuará aberto para que os órgãos possa dar suas respostas.