Os deputados Claudia Lelis e Ivory de Lira publicaram nota sobre o segundo turno de Palmas. Eles defendem a liberação de filiados do PV e PCdoB, que integram a federação, para que cada um apoie quem quiser.

Veja a íntegra da nota:

*Nota à imprensa*

Primeiramente gostaríamos de parabenizar a democracia brasileira e o nosso sistema eleitoral que em quatro horas após o encerramento da votação de domingo, 6, trouxe os prefeitos e vereadores de mais de 5.500 municípios brasileiros, bem como aqueles que disputarão o segundo turno em algumas dezenas deles.

Da mesma forma, o Tocantins conheceu 138 dos seus 139 prefeitos e todos os seus vereadores, tendo como única excessão a capital Palmas, onde haverá segundo turno entre Eduardo Siqueira Campos e Janad Valcari.

O PV e o PCdoB, que fazem parte de uma federação que inclui ainda o Partido dos Trabalhadores (PT), entendem que apesar da manifestação recente do ex-senador Donizeti Nogueira, integrante deste último, em apoiar pessoalmente a candidatura de Eduardo Siqueira Campos, e suas recomendações para que os partidos e seus integrantes façam o mesmo, a sua posição não reflete o pensamento plural que compõe a federação e os membros dos seus partidos, motivo pelo qual entendemos que o caminho correto a seguir é liberar os filiados para apoiar o candidato ou candidata preferido, sem imposições ou retaliações.

Como integrantes da gestão do Governador Wanderlei Barbosa, que declarou desde o primeiro turno o apoio à candidata Janad Valcari, PV e PCdoB entendem que, para além do pragmatismo, o momento exige decisões programáticas e sem ranços ideológicos, devendo prevalecer os princípios democráticos que regem os partidos desde a sua criação e a pluralidade de ideias, motivos pelos quais reiteramos a disposição de liberar os integrantes das agremiações para seguir as suas próprias consciências em relação ao projeto que acreditam ser melhor para o futuro da nossa amada capital Palmas.

Palmas-TO, 8 de outubro de 2024

*Cláudia Lélis*
Deputada estadual do Partido Verde

*Ivory de Lira*
Deputado estadual e Presidente estadual licenciado do Partido Comunista do Brasil