Do total de eleitos, apenas 10 se autodeclararam pretos e somente 25 são mulheres. Eleições foram realizadas no último domingo (6) e Palmas terá segundo turno.
Local de votação da Eleição 2024 em Palmas, Tocantins — Foto: Djavan Barbosa/Jornal do Tocantins
A maioria dos eleitos para ocupar as prefeituras no Tocantins a partir de 2025 é formada por homens, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apenas 25 mulheres (18,11%) foram eleitas como prefeitas no estado. Em relação à raça ou cor, apenas 10 se autodeclararam pretos.
O levantamento feito conta apenas com 138 municípios, pois Palmas ainda não elegeu um prefeito e vai para o segundo turno. Os dados levam em consideração os dados disponíveis até a terça-feira (8).
Do total de 138 prefeitos eleitos, 113 são do gênero masculino e 25 do feminino. Os números correspondem a 81,88% e 18,11%, respectivamente.
Dentre o total de prefeitos eleitos no Tocantins, 53,62% se autodeclararam pardos, 39,13% brancos e 7,2% são pretos. Veja os dados na tabela abaixo:
Neste ano, mais de 978 mil tocantinenses foram votar no último domingo (6). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, 192.630 se ausentaram, o que representa 16,45% dos eleitores, número abaixo da média nacional que foi de 21,68%.
Patrimônio e idade
Também foi feito um levantamentos sobre os patrimônios declarados pelos prefeitos eleitos, que vão de R$ 10 mil a R$ 15 milhões, e sobre a idade dos novos gestores, que vai de 23 a 76 anos. Veja nas reportagens:
Os levantamentos foram feitos com base na relação de idades e bens declarados pelos candidatos à Justiça Eleitoral, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a manhã desta terça-feira (8).
Segundo turno em Palmas
Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e Janad Valcari (PL) vão disputar o segundo turno em Palmas. Na próxima sexta-feira (11), os candidatos poderão dar início à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para o segundo turno. O debate entre os candidatos será realizado pela TV Anhanguera no dia 25 de outubro.
Já no dia 27 de outubro, os mais de 200 mil eleitores palmeses voltaram às urnas para escolher um candidato. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), quem não votou no primeiro turno não está impedido de votar no segundo.
(Fonte: g1 Tocantins)