Em entrevista concedida nesta sexta-feira, 11 de outubro, à TV Jovem Record, o candidato a prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), destacou a boa relação com a atual prefeita, Cinthia Ribeiro (PSDB).

 

“Tenho o compromisso com tudo o que foi debatido com a população, com as mudanças e transformações que farei, assim como com a manutenção das boas iniciativas que eu encontrar”, afirmou o candidato.

 

Segundo Eduardo Siqueira, “receber apoio é um sinal de que ser escolhido por qualquer cidadão palmense será motivo de orgulho para mim, mas isso não muda o meu compromisso com as pessoas”. Ele também comentou sobre as dificuldades enfrentadas durante a corrida eleitoral, mencionando que foi “massacrado por pesquisas que traziam uma realidade diferente”. “Nenhum apoio modifica, senão para melhor, qualquer sugestão de cidadão ao nosso projeto”, completou.

 

Eduardo reafirmou ainda o compromisso com os servidores públicos municipais. “Mantenho todos os compromissos que assumi com vocês. Sempre respeitei os servidores e suas conquistas, e não abrirei mão das transformações que considero necessárias para a população”, garantiu.

 

Quem é Eduardo Siqueira Campos?

 

Durante a entrevista, o candidato foi questionado sobre sua trajetória política, ao que ele prontamente respondeu, destacando seu perfil conciliador e sua capacidade de articulação e interlocução no Congresso Nacional, quando liderou o Partido Democrata Cristão (PDC). Eduardo foi eleito, nas duas primeiras eleições do Tocantins, como o deputado federal mais votado.

 

Eduardo também relembrou sua gestão na Prefeitura de Palmas, em 1996, quando foi eleito com 78,4% dos votos. “Fiz uma grande gestão, como as pessoas diziam na época, e não havia reeleição”, ressaltou.

 

Ele ainda lembrou seu papel como vice-presidente do Senado Federal, onde presidiu várias sessões tanto do Senado quanto do Congresso Nacional, além de sua atuação na coordenação da bancada do Tocantins, destacando os recursos assegurados para a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a ferrovia Norte-Sul e o Aeroporto de Palmas, entre outros.

 

“Ser filho de Siqueira Campos é um privilégio e uma honra. Chegamos aqui em cima de um caminhão. Meu pai não foi um pai para levar ao parque de diversões, mas para libertar o norte de Goiás. Ele fundou esta cidade, e eu tenho muito orgulho disso. Participei da discussão sobre o plano desta cidade desde o início. Tenho minha identidade e sou reconhecido como um dos melhores prefeitos”, afirmou.

 

Transparência pública

 

Eduardo fez questão de esclarecer que o Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev) jamais foi gerido por ele, e destacou que o Ministério Público Estadual (MPE), após investigação profunda, concluiu que ele é “totalmente ficha limpa”. “Em 35 anos de vida pública, não tenho nenhuma condenação. Estou aqui para responder a todas as perguntas, não fujo do debate e presto todos os esclarecimentos. As agressões e fake news estão aumentando, mas estou pronto para voltar à Prefeitura que me consagrou e realizar um grande trabalho”, garantiu.

 

Transporte público

 

No tema do transporte público, Eduardo anunciou a realização de um chamamento público para analisar as melhores empresas que possam oferecer o melhor serviço ao cidadão, com estações de qualidade. “O poder concedente deve exigir e adquirir, no mínimo, mais 200 novos ônibus, de preferência elétricos, além de pontos com internet, wi-fi e ar condicionado”, disse.

 

Aos motoristas, ele garantiu que ninguém perderá o emprego: “Vocês estarão conosco, acolhidos nos próprios ônibus. O município não pode continuar gerindo algo com ônibus alugados e velhos”.

 

Eduardo também assegurou que não haverá aumento na tarifa de transporte público. “Com uma boa gestão, a tarifa pode até cair. Jovens e estudantes poderão ter passe livre”, afirmou.

 

Por fim, ele reafirmou que os servidores públicos não precisam se preocupar com suas conquistas e benefícios: “Vamos, de preferência, incorporar os auxílios aos salários para que possam se aposentar melhor. Teremos um transporte coletivo urbano eficiente, com menor custo, proporcionando qualidade de vida ao cidadão palmense”, concluiu.

 

Infraestrutura

 

Sobre infraestrutura, Eduardo destacou: “Todas as áreas onde a macrodrenagem foi feita durante minha gestão jamais foram motivo de alagamentos. Realizei o maior número de redes de galerias celulares, que são aquelas em que é possível caminhar por baixo. O abandono do plano de macrodrenagem ocorreu em gestões posteriores. As áreas que deixei preparadas não alagam. Vamos voltar a investir para que isso não ocorra mais. A engenharia precisa se conciliar com o meio ambiente”, afirmou.

 

Saúde

 

Eduardo Siqueira reafirmou seu compromisso com a área da saúde, prometendo aumentar os recursos destinados ao setor. “É mais que uma necessidade, é um compromisso meu”, afirmou, destacando a importância de equipes multidisciplinares, da recuperação dos postos de saúde e da construção da terceira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Taquari. Ele também prometeu garantir o fornecimento de medicamentos e a presença de médicos especialistas.
“Vamos trazer emendas. Na próxima semana, Palmas receberá autoridades responsáveis pelo Orçamento Público da União, que vão garantir os recursos”, assegurou. O candidato também prometeu a construção de um novo hospital e maternidade na região Sul da cidade.