Tocantins em alta

O Tocantins esteve em evidência durante a realização da reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central. Foram muitos os elogios dos governadores para o anfitrião, governador Marcelo Miranda. Os governadores qcolocaram em pauta questões ligadas à segurança pública, educação, enfrentamento da crise pela qual passa o País e o desenvolvimento socioeconômico do grupo formado pelos estados do Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Maranhão. O encontro está acontecendo no Ahãndu Eventos.

Perilo

O presidente do Consórcio Brasil Central e governador de Goiás, Marconi Perillo, reforçou que uma das pautas do fórum é a segurança nas fronteiras, com ênfase no combate ao crime organizado, o novo cangaço e a cooperação interfederativa. “Estamos discutindo temas muito relevantes para o Brasil e para região do Brasil Central. Vamos assinar um protocolo na área de segurança pública e depois teremos um plano de educação integrada para o Brasil Central”, adiantou.

Rollemberg

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, reforçou que o Consórcio Brasil Central é uma realidade e proporciona a troca de experiências bem sucedidas. “Um exemplo é o projeto de educação integral que foi executado em Goiás e que alcançou resultados positivos no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e nas notas do Enem, proporcionando um salto na qualidade da educação”, pontuou.

 

E Michel?

Sobre a relação política com o presidente em exercício, Michel Temer, o governador de Rondônia, Confúcio Moura, ressaltou que não só os estados do Brasil Central devem pensar em ações em prol do desenvolvimento do País.

“É dever de todos os 27 estados brasileiros levarem ao presidente sugestões práticas para melhorar o País, principalmente pelo momento que o Brasil está passando”, lembrou.

Taquari pra frente

Após uma eleição conturbada a direção de um dos principais bairros de Palmas, o Taquari, vai se alinhando com a gestão municipal. O presidente Gutemberg conseguiu com o prefeito Carlos Amastha uma sede para funcionar e contabiliza ainda a construção da ponte que liga o Taquari a Agrotins, dois médicos para o posto de saúde, umadas maiores reclamações do lugar e ainda asfalto do bairro até o Santa Bárbara e também uma horta comunitária modelo.

Nunca na história…

Parafraseando o presidente atual: “nunca na história do Taquari houve uma sede para a Associação”…o espaço é dividido com a guarda metropolitana.

De olho na capital

Nomes que foram prefeitos ou tentaram carreira política em outros municípios estão de olho nas cadeiras de vereadores da capital. Um deles é o ex-prefeito de Santa Fé do Araguaia e ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios – ATM, Valtenis Lino que diz ser candidatíssimo a vereador na capital com o apoio dos amigos e aliados.

Concorrência bruta

Após o prefeito de Palmas dizer ao Portal Gazeta do Cerrado que vai trabalhar contra a reeleição de alguns ex-aliados na Câmara o páreo promete ser duro por lá já que quatro nomes deixaram a prefeitura para participar da disputa dentre eles Alan Barbiero, que teve boa votação para deputado estadual, e professor Danilo de Melo da área da Educação. Está dada a largada…

Dois a menos

Das 19 vagas de vereadores na capital duas estarão livres: a de Iratã Abreu que não será candidato á reeleiçao e Joaquim Maia do PV que disputará a prefeitura de Porto Nacional. Portanto, menos dois concorrentes para os interessados.

“Sou sim!”

Dia desses o empresário Tom Lyra do PPS comentava sobre sua situação eleitoral em razão da polêmica da transferência do título eleitoral. Alguns insistem em tratá-lo como se ele não pudesse se candidatar mas Tom contrargumenta: ” A discussão é jurídica e não de boca… Diferente do Raul que não está habilitado para disputar eu estou. O que pode ocorrer é que quando eu registrar a candidatura pode haver um indeferimento. Aí…eu entro com uma liminar e somente depois do julgamento do mérito feito por um juiz eu serei deferido ou indeferido, e mesmo aí nesse momento eu ainda posso recorrer ao TSE…e depois ainda posso ir ao STF”, explicou.

Irajá comemora

O deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO) votou na madrugada desta quinta-feira, 02, no plenário da Câmara pela aprovação de 14 projetos de lei com recuperação salarial para diversas categorias dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Outro importante projeto votado e aprovado foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 004/15), que prorroga a Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 2023. O texto recria o mecanismo fiscal com vigência retroativa a 1º de janeiro de 2016.