O filme tocantinense “O Barulho da Noite” foi selecionado para participar de mais um festival internacional de cinema. Desta vez, o longa-metragem dirigido pela cineasta Eva Pereira integrará a mostra competitiva do 17º Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), que será realizado entre 4 e 7 de novembro, em um dos principais centros da indústria do cinema e da televisão dos Estados Unidos (EUA).
Recentemente o filme foi o grande vencedor do 28º Infinitto Brazilian Film Festival, em Miami (EUA), onde conquistou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz Coadjuvante.
“O Barulho da Noite” é um drama ficcional ambientado na zona rural do Tocantins que tematiza, de forma profunda e complexa, a violência contra a mulher e o abuso sexual infantil. O filme é protagonizado por Emanuelle Araújo e Marcos Palmeira e estrelado pelas atrizes Alícia Santana, Anna Alice e Mercês Campelo; e pelos atores Wertemberg Nunes, Patrick Sampaio e Tônico Pereira.
Eva Pereira considera que a participação do filme em festivais nacionais e internacionais contribui para trazer atenção de investidores para o cinema produzido no Tocantins. “’O Barulho da Noite’ é fruto das políticas públicas de cinema que buscam fomentar o desenvolvimento do setor na Região Norte do Brasil. Então, quando eu participo desses eventos estou levando um olhar nortista e amazônico para fora e estou dizendo que aqui nós temos, muito mais que paisagens, histórias incríveis que precisam ser descobertas e contadas”, disse.
A diretora adiantou que o filme também já foi selecionado para participar de outros eventos internacionais de cinema e que até o final do ano será exibido em mostras competitivas em Marrocos, Itália, Bolívia e Argentina.
The Culver
Em Los Angeles, o filme será exibido no The Culver Theater e competirá com mais 14 filmes dirigidos por cineastas renomados no cinema brasileiro, como Guel Arraes (O Grande Sertão), Maurício Eça (Maníaco do Parque), Anna Muylaert (O Clube das Mulheres de Negócios) e Marcelo Gomes (Portrait de um Certo Oriente), dentre outros.
O The Culver, atualmente de propriedade da Amazon Studios, possui laços históricos com o cinema americano. Por lá já funcionaram os estúdios da MGM e foi palco das filmagens de grandes filmes, como O Mágico de Oz, e cenas inesquecíveis, com a escadaria de “O Vento Levou”.
LABRFF
Fundado em 2008 pela produtora de cinema Meire Fernandes e pelo jornalista Nazareno Paulo, o LABRFF preencheu uma lacuna na Meca do cinema, se tornando uma vitrine para as produções brasileiras em Hollywood. O festival já exibiu mais de 1.400 títulos, premiou mais de 580 profissionais do cinema e contribuiu para a realização de longas-metragens no Brasil em parceria com os Estados Unidos, além de ter colaborado com o licenciamento de diversos títulos brasileiros para distribuição no país norte-americano.