Um levantamento mostra que 18 cidades tocantinenses não elegeram nenhuma mulher para representação ou mandatos na Câmara. Dentre elas está Aragauina, segunda maior cidade do Estado. Aguiarnopolis, Arraias, Ipueiras, Aurora, Taguatinga, Tocantinia e Riachinho também não elegeram.

Veja quais são todas as cidades:

Representação

No primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, eleitores de todo o Brasil, além de votarem para prefeito, definiram quem seriam os ocupantes das câmaras municipais. Apesar da diversidade de nomes e perfis na disputa, em mais de 700 cidades nenhuma mulher foi eleita vereadora.

Dos 5.569 municípios que participaram das eleições deste ano, 738 não elegeram mulheres para o cargo de vereadora, o que representa cerca de 13,25% do total. Em outras 1,6 mil cidades brasileiras, apenas uma mulher foi eleita para câmaras municipais, levando uma fatia de 29,27% dos municípios.

O cenário de ausência de diversidade de gênero, em que nenhuma mulher foi eleita vereadora, é encontrado em 156 cidades mineiras, o que coloca o estado de Minas Gerais na liderança do ranking. O estado de São Paulo aparece na sequência, ao concentrar 79 cidades que não elegeram mulheres para o Legislativo municipal.