Maria José Cotrim

O governo do Tocantins entregou viaturas e anunciou obras importantes para o sistema prisional do Estado. Após várias cobranças por parte dos órgãos de controle, o governo reage com o anúncio de novidades para o sistema.

Foram assinadas ordens de serviço para reforma e ampliação do Cariri, construção de mais um pavilhão na Casa de Prisão Provisória e entregues 20 caminhonetes. Uma Brinquedoteca será entregue para a umidade prisional feminina em Pedro Afonso.

O secretário de Cidadania e Justiça, Glauber Oliveira discursou no evento e disse que está conseguindo avanços graças a parceria com o governo. “Estamos bastante sensíveis às nossas demandas”, disse.

” Nosso sistema ainda está limpo dos vícios apresentados em alguns estados”, pontuou.Atualmente são 3691 detentos no Estado, é um déficit grande, porém mais de 1.300 vagas serão abertas. ” Reduziremos o déficit em 70%”, pontuou.

(Foto: Marco Aurélio Jacob/Gazeta do Cerrado)

Ele citou o Promotor Pedro Geraldo e garantiu que a CPPP já tem sistema de esgoto: ” não mais teremos que conviver com vazamento de dejetos da população carcerária” disse.

O governo promete para este ano as obras do Complexo Serra do Carmo que ainda está em fase de licitação. Uma unidade de tratamento de Cariri também deverá ser construída ainda este ano, prometeu o secretário.

O secretário ainda garantiu: ” Não vemos nossas unidades caírem nas mãos de detentos como em outros lugares”, garantiu.

Nas últimas semanas uma averiguação no sistema detectou problemas na gestão dos presídios.

(Foto: Marco Aurélio Jacob/Gazeta do Cerrado)

SSP

O secretário de Segurança Pública, César Simoni também falou no evento e comparou a área no Estado com a do Rio de Janeiro. ” Quando vejo o estado do Rio sob intervenção e nós temos aqui a certeza que os que cometem crime nós vamos atrás e isso é motivo de orgulho para o Tocantins e saber que temos sob controle nossos presídios e ações da bandidagem. Aqui nunca precisamos trazer força Nacional”, disse.

“Aqui nós temos controle, aqui temos governo”, disse.

(Foto: Marco Aurélio Jacob/Gazeta do Cerrado)

Manifestação

Houve um grupo de aprovados do cadastro reserva presente no evento solicitando a nomeação.

(Foto: Marco Aurélio Jacob/Gazeta do Cerrado)