A primeira picape híbrida plug-in disponível no mercado brasileiro, BYD Shark, foi lançada em evento em Palmas neste fim de semana. O lançamento da caminhonete marca a entrada da BYD no segmento de picapes híbridas e destaca um modelo com tração 4×4, voltado para o mercado agro e para o público que busca alternativas de mobilidade com baixa emissão de poluentes.

 

A Shark vem equipada com um sistema híbrido plug-in, que combina um motor a gasolina e dois motores elétricos, um em cada eixo. O motor a gasolina tem 183 cavalos de potência, enquanto os motores elétricos fornecem potência adicional nas rodas dianteiras e traseiras, resultando em uma força total de 437 cavalos. Com essa potência combinada, a Shark acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos, segundo testes da empresa.

 

 

A picape dispõe de uma bateria de 29,6 kWh, que garante uma autonomia de até 100 km em modo puramente elétrico e de aproximadamente 840 km com o motor a combustão ativado. Em carregadores rápidos, a recarga de 30% a 80% é realizada em até 20 minutos.

 

Durante o lançamento, Luciano Rosa, CEO da BYD Tocantins, destacou a recepção da marca no estado e mencionou os planos para expansão da infraestrutura de recarga. “O Tocantins se destacou na venda de veículos elétricos, iniciando acima da média nacional, o que reforça o perfil inovador do consumidor tocantinense. Pretendemos ampliar a rede de carregamento no estado de acordo com o crescimento da frota”, explicou Rosa. De acordo com ele, o novo modelo reforça o compromisso da BYD com a sustentabilidade.

 

 

“A BYD tem o compromisso de contribuir para a redução do aquecimento global, com uma meta ambiciosa de colaborar para a redução de um grau na temperatura média do planeta. Cada veículo híbrido ou elétrico que lançamos faz parte dessa missão, ao oferecer soluções de mobilidade mais sustentáveis e de baixo impacto ambiental,” afirmou Luciano.

 

A presença da Shark no mercado de picapes atende uma demanda crescente do setor agro. “A picape foi planejada para o setor agro, oferecendo tecnologia e conforto. Além disso, a BYD é também uma das principais fabricantes globais de baterias e outros veículos elétricos, como ônibus e caminhões, alinhando-se ao objetivo de desenvolvimento sustentável.”

 

 

Presente em Palmas para o lançamento, Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil, destacou a aceitação do mercado brasileiro à tecnologia elétrica e híbrida da marca. “Como uma ‘green tech’, a BYD alia inovação tecnológica ao compromisso ambiental, especialmente no setor agro. A Shark foi projetada para atender às necessidades do campo, com 1.200 litros de capacidade na caçamba e adequação para terrenos irregulares, oferecendo uma opção de veículo com emissões reduzidas para uso no setor rural,” afirmou Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil.

 

A Shark junta-se a outros modelos da BYD que já ganharam espaço no mercado, como o BYD Song, atualmente um dos SUVs híbridos mais vendidos no Brasil. Conforme o vice-presidente, a picape possui características competitivas em relação a outras opções do mercado, devido à possibilidade de uso em modo totalmente elétrico, com zero emissões e grande autonomia, em consonância com o objetivo da BYD de atender a uma demanda por veículos mais sustentáveis e com maior eficiência energética.

 

“O lançamento da BYD Shark amplia o portfólio da marca no Brasil e reflete o avanço do setor de veículos elétricos e híbridos no país, que acompanha a expansão da infraestrutura de recarga e a crescente adesão de consumidores”. “Nosso compromisso é entregar soluções de mobilidade que não apenas atendam às necessidades do setor, mas também contribuam diretamente para um futuro mais sustentável. Com tecnologias inovadoras e foco em emissões reduzidas, estamos alinhando o desenvolvimento do setor agro às metas ambientais que queremos alcançar globalmente”, finaliza Baldy.