De Brasília- Maju Cotrim
Prefeitos eleitos e reeleitos se reúnem num juntar nesta terça-feira, 5, em Brasília com presença do governador Wanderlei Barbosa, do senador Eduardo Gomes e da senadora Professora Dorinha.
Gestores de várias regiões participaram do encontro que foi marcado por descontração e clima leve. Politicamente muitos bastidores.
Ayres: “não briguei com ninguém”
Ricardo Ayres chegou ao lado da esposa e Comentou á Gazeta que foi discreto nessas eleições e ele conta que ajudou a eleger 30 aliados. “Não entrei em confusão nenhuma nem xinguei ninguém”, comentou o parlamentar que mantém foco na atuação legislativa.
Fabion: 10 mandatos
O deputado que será prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes circulava pelo evento tranquilo e falava com orgulho de suas 10 eleições desde que começou a carreira política.
Aquiles: “o futuro a Deus pertence”
Presente no evento o prefeito reeleito de Araguatins, Aquiles da Areia foi questionado se pretende disputar algum cargo em 2026 e não negou: “o futuro a Deus pertence”, afirmou.
Josi: “está tudo apaziguado”
Atenciosa com os colegas gestores, a prefeita reeleita de Gurupi, Josi Nunes foi bem acolhida pelos presentes e á Gazeta disse que vai para um novo mandato com apoio do governo: “está tudo apaziguado, tivemos o apoio do governo e vamos focar em gestão e novos projetos”, disse.
“Josi quer unir forças para concluir o hospital geral de Gurupi e descartou grandes mudanças na gestão. “Já fizemos a mudança na época da eleição, não teremos muitas mudanças”, afirmou. Ela revelou sua torcida para 2026: “ Dorinha candidata a governadora e para senadores Eduardo Gomes e Gaguim”, disse.
Efeito Laurez
Quem circulou no evento convidado pela ATM foi o vice governador, Laurez Moreira que chegou animado e sorridente e disse à Gazeta: “Eu sou um homem de paz, o povo tenta brigar comigo mas não consegue”, brincou. Ele fez corpo a corpo com os prefeitos e cumprimentou o governador Wanderlei.
Gomes e Dorinha prestigiados
Os senadores Eduardo Gomes e a coordenadora da bancada, Professora Dorinha foram prestigiados durante o evento pelos gestores presentes. A senadora por vezes era chamada de “governadora” pelos prefeitos.
Gaguim e Guimarães em campo
Os deputados federais Carlos Gaguim e Alexandre Guimarães, ambos pré-candidatos ao
Senado, também estiveram no evento. Gaguim circulou logo no início e Guimarães chegou depois mas também fez questão de ir de mesa em mesa. Além deles dentre os deputados federais também é pré candidato ao senado, Vicentinho Júnior que está em viagem.
Só Diogo
Ao contrário dos outros eventos entre gestores e bancada, nesse o governador e demais entes federais prefeririam não discursar cabendo a Diogo mandar o recado. Ele pediu a “continuidade da boa vizinhança”, mais Tocando em Frente e parcerias entre governo e o municipalismo. Ele foi efusivamente aplaudido pelos colegas prefeitos.
Os novatos
Os gestores que irão assumir demonstraram muita ansiedade e expectativa principalmente os que irão assumir pela primeira vez um cargo político na vida. Alguns pediam conselhos a alguns políticos. “O adversário de hoje pode ser o aliado de amanhã”, aconselhou o deputado Guimarães a um gestor novato que lhe pediu sugestão política.
Futuros ex cotados
No jantar ficou claro que alguns gestores que terminarão mandato em dezembro deste ano são cotados para disputa de 2026. O próprio Diogo que pode disputar vaga na Assembleia pela região sul e Professor Adriano, de São Sebastião, citado pelos gestores da região e até deputados como exemplo de gestão.
Tudo acaba em música!
E se não houve discursos no microfone teve muita música com vários gestores cantando junto com o senador Eduardo Gomes.