Ferramenta conseguiu diagnosticar doenças sem a necessidade de contato físico com os pacientes

 

IA pode detectar pressão alta e diabetes através de vídeo, sem necessidade de contato físico, segundo estudo – Westend61/Getty Imagens

 

Uma ferramenta alimentada em inteligência artificial consegue identificar casos de hipertensão e diabetes em pacientes por meio da avaliação de vídeos, sem a exigência de contato físico, aferição de pressão ou testes sanguíneos, de acordo com um novo estudo.

O artigo que detalha o funcionamento do sistema em pacientes de um hospital no Japão é classificado como inicial, já que não foi publicado em um periódico aprovado por pares. No entanto, os resultados serão apresentados na próxima semana em um evento da Associação Americana do Coração, nos Estados Unidos.

A Inteligência Artificial (IA) demonstrou ser capaz de identificar doenças por meio de alterações no fluxo sanguíneo na pele do rosto ou das mãos. Tanto a hipertensão quanto o diabetes danificam os vasos sanguíneos, modificando de forma sutil a forma como o sangue circula por eles.

De acordo com Ryoko Uchida, líder da pesquisa no departamento de cardiologia avançada da Universidade de Tóquio, a ferramenta possibilitaria que os pacientes monitorem seu estado de saúde “no conforto de suas próprias casas sem ter que passar por nenhum teste”.

No estudo, o algoritmo atingiu 94% de precisão na identificação de hipertensão de grau 1 e 75% de precisão no diagnóstico de diabetes.

No entanto, os pesquisadores ressaltam que a ferramenta ainda precisa ser testada em outras populações e em variadas condições de luz ou ambiente para se tornar viável em larga escala.

 

(Fonte: CNN Brasil)