Hospital Geral de Gurupi só deve ficar pronto em 2020. A informação é do Governo do Tocantins, que prometeu a obra para janeiro de 2016 e teve que suspender a construção por problemas no projeto. A obra só deve ser retomada quando a Caixa Econômica Federal aprovar as mudanças.
O HGG começou a sair do chão em 2014, quando foi anunciado um investimento de quase R$ 30 milhões apenas na primeira fase. Quando os problemas apareceram a Caixa deixou de repassar os recursos para pagar a empreiteira e tudo foi suspenso. Desde agosto de 2016 não aparece mais ninguém para trabalhar no canteiro.
O prédio deve contar com 200 leitos de internação, UTIs adultas e pediátricas e salas de cirurgias. Depois de pronto, o Hospital geral de Gurupi deve atender 27 municípios das regiões sul e sudeste.
Enquanto esperam, os moradores sofrem com a falta de médicos e leitos no Hospital Regional da Cidade. “Estamos aguardando desde às oito da manhã um leito pra ela descansar aqui”, diz a professora Kênia Martins, que está com uma irmã internada no corredor após um acidente de moto. “Até o momento ela está sentada”, completa.
A unidade também está em reforma para tentar atender a demanda que chega na cidade. São mais de 300 mil pacientes de 17 cidades por ano no local.