Por Heliana Oliveira/Secom Gurupi

 

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, acompanhada pela secretária de Saúde, Luana Nunes, está em Malta, na Europa, a convite da empresa James Caterers, para conhecer um projeto modelo de saúde pública que tem ganhado destaque internacional por seu foco no bem-estar e na qualidade de vida dos idosos.

Desde o dia 29 de novembro, a prefeita tem participado de uma agenda intensa, que se estenderá até 4 de dezembro, com visitas técnicas, encontros com gestores de saúde pública e workshops conduzidos por especialistas que idealizaram e implementaram o modelo maltês de “asilos humanitários”. Este modelo é reconhecido por sua abordagem de saúde integrada, que prioriza o cuidado físico, o bem-estar emocional, social e cultural dos idosos. Entre os principais diferenciais do sistema maltês estão o atendimento médico de excelência, acolhimento humanizado e ações de inclusão social, que promovem a independência dos idosos e sua conexão ativa com a comunidade.

Durante a visita, Josi Nunes tem explorado soluções práticas para desafios enfrentados no Brasil, como o crescimento da demanda por cuidados especializados em função do envelhecimento da população. A prefeita destacou a importância dessa experiência internacional para a cidade de Gurupi. “Essa troca de experiências nos permite ampliar nossa visão sobre políticas públicas voltadas aos idosos e identificar práticas que podem ser adaptadas à realidade do nosso município. Queremos construir um sistema de saúde mais humano e eficiente, que atenda às necessidades dos gurupienses com qualidade e dignidade”, pontuou.

A secretária de Saúde, Luana Nunes, também reforçou o impacto dessa iniciativa. “Estar aqui nos oferece um leque de possibilidades para inovar na gestão da saúde em Gurupi. É uma oportunidade ímpar de trazer novas ideias e adaptá-las ao contexto local, beneficiando diretamente nossa população”, ressaltou.

O senador Irajá acompanha o grupo de prefeitos, formado pelo gestor de Paraíso do Tocantins, Celso Morais; de Porto Nacional, Ronivon Maciel; e presidente da Câmara de Vereadores de Araguaína, Marcus Duarte, e a secretária de Saúde, Ana Paula, representando o prefeito Wagner Rodrigues.

“Estamos aqui para aprender com um sistema que valoriza o envelhecimento com dignidade e oferece um suporte completo para as necessidades dos idosos. Queremos levar essas ideias inovadoras para o Tocantins, adaptando-as à nossa realidade local”, destacou o senador Irajá.