Maju Cotrim

 

O personagem político de Araguaína nos últimos dias foi o agora presidente da Câmara, Max Baroli, novo vereador que balançou as eleições na segunda maior Casa de Leis do Tocantins. Ele é empresário do setor alimentício e formado em Administração de Empresas.

Com 11 votos a 8, Baroli derrotou o então presidente Marcos Duarte (Republicanos), cuja reeleição era amplamente esperada.

Em entrevista exclusiva à Gazeta nesta quarta-feira, 8, ele comentou as movimentações e falou das metas daqui para frente.

Natural de Palmeirópolis, Baroli conta que está em Araguaína há muito tempo no ramo comercial e que começou o envolvimento na política na campanha de 2022 junto com o deputado Alexandre Guimarães.

“Coordenamos a campanha do amigo deputado Alexandre a Guimarães, começamos no Baroli e deu tudo certo. Dai veio o clamor dos aliados para que disputássemos a Câmara e a população de Araguaína aprovou”, disse.

Ele teve 1510 votos já na primeira vez que disputou.

 

Eleição na Câmara

 

Max Baroli venceu as eleições de forma surpresa e sua candidatura não estava programada.

“Não vejo rasteira principalmente em parlamento, isso não existe! Política precisa de estratégia, montamos uma e os vereadores entenderam que quem estava na presidência não servia para o momento, começamos uma movimentação dos parlamentares, juntos chegamos ao entendimento que dava para fazer uma Articulação, fui o escolhido e ganhamos a eleição”, afirmou.

“Se não fosse silenciosa (a estratégia) não tinha como dar certo, mas Toda nossa mesa faz parte da base aliada do Wagner”, garantiu.

“O MDB elegeu três vereadores na base do prefeito Wagner além do vice”, destacou sobre a parceria com o prefeito Wagner.

 

Presidente

 

Sobre suas metas como presidente ele elogiou o anterior Marcos Duarte e disse que seguirá com os projetos.

“Precisamos devolver ao araguainense o mandato que é deles, vamos continuar tudo que o ex-presidente fez, foi um exímio presidente, Marcos organizou a Câmara, melhorou a Codap, estamos na construção do novo prédio, vou atrás dos deputados que se dispuseram a colocar emendas para nos ajudar na construção do prédio”, disse. Segundo ele, o presidente do MDB, Alexandre Guimarães, já garantiu também que vai ajudar na obra, assim como outros mandatários.

 

Wanderlei

 

O novo presidente disse que é aliado do governo Wanderlei Barbosa assim como Guimarães e o MDB. “O governador é um amigo de primeira hora do MDB, parceiro. A eleição acabou no dia 6 quando reelegemos o Wagner. Não temos política neste momento, aqui é gestão”, disse.

 

2026

 

“Temos vários cenários possíveis, o governador vem trabalhando bem, a popularidade do Wanderlei é indiscutível, mesmo ele não sendo candidato, mas é muito forte o candidato que virá dele”, analisou quando questionado sobre o cenário de 2026.

“Tem muita água para rolar”, disse.

Ele destacou ainda a intenção de Guimarães de disputar uma das vagas ao Senado. “Acredito que Deus tem um projeto grande na vida dele e quero fazer parte”, disse.

 

A nova mesa de Araguaína

 

– Presidente: Max Baroli (MDB)

– 1º Vice-Presidente: Israel da Terezona (União Brasil)

– 2º Vice-Presidente: Ygor Cortez (Podemos)

– 1º Secretário: Wilson Carvalho (PRD)

– 2º Secretário: Diego da AAPA (MDB)

– Suplente: Vilarindo do Eucalipto (PSD)