Neste Dia das Mulheres a ocupação qualitativa de espaços de poder é uma das lutas femininas em todo o país. Neste sentido algo chamou atenção: o Câmpus Palmas da UFT tem pela primeira vez uma chapa exclusivamente feminina á disposição na eleição para direção. Disputam as professoras Marluce Zacariotti e Keile Beraldo. A primeira é da área de Comunicação e uma das desbravadoras da rádio da instituição, e a segunda, conhecida pelos projetos sociais de extensão principalmente com foco na sustentabilidade.
Num post no seu perfil particular na rede social a professora Marluce falou hoje sobre o assunto: “ Ladeada por pessoas que acreditam em uma gestão eficiente, criativa e autônoma, aceitei o desafio de me colocar à disposição para a direção do Câmpus de Palmas! Pela primeira vez temos uma chapa exclusivamente feminina. Ao meu lado, professora Keile Beraldo, como parceira nessa missão! Brava companheira de muitos projetos de extensão e lutas sociais. Somos mulheres, somos vozes que não se calam e protagonistas da nossa história e da história do nosso Câmpus, da nossa UFT.” Em Nome do Câmpus”…identidade, autonomia e gestão além da crise! “
O câmpus acordou hoje com faixas das duas professoras pregando protagonismo feminino e outra coisa chamou atenção dos professores e comunidade acadêmica: a proposição de uma gestão além da crise, principalmente nos tempos atuais pelos quais passam as universidades federais em todo país com cortes orçamentários e outras demandas. A grande referência feminina em termos de gestão da federal do Estado é a ex-reitora Isabel Auler (In Memorian). Na instituição maioria das categorias é de mulheres.
São as mulheres aos poucos se movimentando para de fato ocuparem espaços importantes na sociedade.