Com a desvalorização do real frente ao dólar e com a crise econômica que aterroriza o país, planejar uma viagem para o exterior requer cautela. Mas para quem não abre mão de viajar mesmo em tempos de austeridade, o Brasil é rico de destinos para todos os gostos Se você desejava, por exemplo, fazer uma viagem para a Europa, mas acha que não é o momento, algumas cidades por aqui lembram muito as cidades do velho mundo e podem ser uma opção mais viável. O site AlugueTemporada fez uma seleção de 5 cidades incríveis que vão fazer você se sentir na Europa sem precisar cruzar o oceano, veja nas imagens quais são elas.
- 2. Pomerode, em Santa Catarina
No estado de Santa Catarina, Pomerode recebe o título de cidade mais alemã do Brasil. A região, colonizada por alemães, preserva até hoje o estilo germânico de ser, com casa, ateliês e confeitarias que lembram muito a cidade europeia.
- 3. Holambra, em São Paulo
O nome já diz tudo. Isso mesmo Holambra é uma cidade que pode fazer você se sentir na Holanda. Por lá, tudo lembra o país europeu, as flores, os moinhos, as casas e até as comidas. A cidade é conhecida como a capital nacional das flores e promove todos os anos a Expoflora – maior exposição de flores da América Latina.
- 4. Bento Gonçalves e Gramado, no Rio Grande do Sul
Para quem gosta de um bom vinho e de boa gastronomia, as cidades gaúchas de Bento Gonçalves e Gramado são uma boa pedida. Os vinhedos de Bento Gonçalves, por exemplo, lembram muito Toscana, na Itália. Já Gramado, por sua vez, também tem influência italiana e possui um dos principais roteiros gastronômicos e culturais da região.
- 5. Campos do Jordão, em São Paulo
No interior de São Paulo, Campos do Jordão é a nossa “Suíça Brasileira”. A arquitetura da cidade, o clima mais ameno, e o verde das montanhas fazem lembrar o país europeu. O destino é muito procurado pelos turistas no inverno, mas em dezembro, por exemplo, a cidade recebe a Exposição de Natal, que vale a pena conhecer.
- 6. Penedo, no Rio de Janeiro
Penedo, no Rio de Janeiro, é também conhecida como a “Finlândia Brasileira” e essa fama não é à toa. A região é a principal colônia finlandesa do Brasil fora do sul do país e isso reflete na arquitetura da cidade, marcada por casinhas coloridas e muitas flores. A região também abriga a Casa do Papai Noel, muitas fábricas de chocolates e tem a vegetação predominada por araucárias.
- 7. Falando em viagens…
Por Daniela Barbosa, do Exame
Publicado por
Maju Cotrim