O Governo do Tocantins lança, nesta quinta-feira, 15, a mais completa formação destinada aos diretores escolares e aos coordenadores pedagógicos das escolas estaduais do Tocantins:  Formação Gestão para a Aprendizagem. A solenidade de lançamento será realizada no auditório do Palácio Araguaia, às 16h.

 O objetivo é formar profissionais de educação para aperfeiçoar as práticas pedagógicas e as novas metodologias. O curso terá duração de 180 horas e será aplicado em dois encontros presenciais realizados nos polos de Araguaína, Guaraí, Gurupi, Palmas e Dianópolis. O diferencial é que cada diretor elaborará um plano de ação que será desenvolvido na escola em que atua. A formação contemplará, na primeira etapa, 269 diretores escolares e 269 coordenadores pedagógicos.

A formação será realizada no Estado, por meio de uma parceria com a Fundação Lemann, com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), responsável pelo financiamento do projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS) e integra as ações do Programa Estrada do Conhecimento (PEC).

Diretores falam de suas expectativas

Robson Martins Resende, diretor da Escola Estadual Getúlio Vargas, de Aragominas, é um dos participantes da formação. “Temos boa expectativa com relação ao curso, porque é aliado a nossa prática de gestão, ao processo seletivo realizado pelo Governo do Tocantins, tudo isso veio colaborar com um novo aprendizado e novas técnicas de gestão”, disse.

Eva Carneiro é diretora da Escola Estadual XV de Novembro, localizada em Tocantinópolis, destacou a dinâmica da aprendizagem. “Essa formação foi uma grande surpresa. Precisamos realmente de ter mais conhecimento sobre como lidar com a equipe e, principalmente, com os nossos alunos”, frisou.

Para Gardênia da Silva Bezerra, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Adeuvaldo de Oliveira Moraes, localizada em Filadélfia, a formação motivará ainda mais a equipe. “Esse estudo nos dará embasamento e direcionamento para a melhoria de nossas práticas”, comentou.

A diretora Leidivan Dias Lucena, da Escola Paroquial Luiz Augusto, em Araguaína, explicou que ficou muito feliz com essa oportunidade. “Nós, servidores, sentimos reconhecidos, valorizados nessa perspectiva da formação continuada, porque, é sempre necessária a atualização do conhecimento para melhor servir. O fazer está na escola, nós somos protagonistas dessa realidade, e isso nos impõe um comprometimento e uma responsabilidade ainda maior”, contou.

Angelita Maria de Lima Guedes, diretora do Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, localizado em Colmeia, também falou de sua expectativa. “Essa formação vai ao encontro da necessidade da equipe gestora na perspectiva de uma gestão democrática. Vamos vivenciar a mudança no dia a dia da gestão escolar, com ênfase no como fazer e de que forma fazer, isso é importante para o nosso trabalho em gestão escolar”, esclareceu.