Maria José Cotrim – Editora Gazeta do Cerrado

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Mauro Carlesse recebeu neste sábado, 24, vários colegas deputados e aliados políticos na Assembleia Legislativa. Ele tem recebido uma avalanche de apoios neste momento pós-cassação em que vai substituir interinamente o governador Marcelo Miranda para realização de novas eleições.

Carlesse se mantém cauteloso e já afirmou oficialmente que comentará sobre a transição e demais detalhes do governo interino após ser notificado para assumir o Palácio Araguaia. Ontem conforme apuramos ele recebeu vários deputados como a vice-presidente da Casa, Luana Ribeiro, que assumirá interinamente o comando da Casa de Leis até as novas eleições, a deputada Valderez Castelo Branco do PP e ainda os deputados Osíres Damaso, Eduardo do Dertins, Nilton Franco e Olintho Neto.

Até o senador Ataídes Oliveira do PSDB também já teria conversado com Carlesse sobre este momento de transição no Executivo Estadual.

 

Nossa equipe ouviu neste domingo vários deputados que falaram com Carlesse. Eles afirmam que ele está ciente da responsabilidade e disposto a agir levando em consideração a situação do Estado. “A responsabilidade é grande, é um momento importante e ele fará o melhor possível para o Estado sair dessa confusao e dessa turbulencia”, disse á Gazeta do Cerrado o deputado Olintho Neto.

“Meu apoio como deputado ele vai ter e também de todos os deputados, aliás ele tem o apoio político massivo de todos os deputados da Assembleia e com certeza fará uma transição tranquila”, completou o tucano.

Neste domingo Carlesse segue com as reuniões e a expectativa é que o acórdão com a decisão de cassação seja publicado até a terca-feira, 27, quando o presidente da Assembleia será notificado pela Justiça eleitoral para assumir o comando do Estado.

Efeito político

Carlesse é pré-candidato ao governo e passou por mais de 80 municípios ouvindo os líderes desde o ano passado além disso fez o lançamento de sua pré-candidatura em várias regionais do Estado, faltando apenas o Sudeste. Uma das principais bandeiras dele é o municipalismo.

Nos seus eventos políticos Carlesse chegou a levar mais da metade dos deputados em apoio a seu nome. Após assumir interinamente o governo, Carlesse pode, junto com aliados, lançar seu nome para as eleições suplementares.