Josimar Dias Lopes, de 48 anos, está internado no Hospital Geral de Palmas (HGP), após sofrer traumatismo craniano em um tobogã. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele teria descido o brinquedo de cabeça para baixo. O acidente ocorreu no clube da Associação de Servidores Públicos Municipais (Assemp), no final da tarde do sábado, 31, em Palmas. O estado de saúde dele é grave, informou a Secretaria Estadual de Saúde.
“Quando nós chegamos havia dois guardiões de piscina que já tinham retirado a vítima da água e afirmaram para a gente que ele havia descido o tobogã com a cabeça para baixo. O que fez com que, ao entrar na piscina, colidisse com o fundo, tendo um corte profundo na região frontal”, informou o bombeiro militar João Victor Bandeira, que participou do resgate.
Famílias procuram clubes principalmente aos fins de semana e feriados como opção de lazer e para se livrarem do calor. Na unidade da Associação dos Praças Militares do Estado, a direção do local interditou o tobogã há três anos como medida de segurança.
“Nós vimos que não estava de acordo com as normas técnicas e optamos por deixar em desuso momentaneamente, até que a gente coloque todos os equipamentos de segurança para funcionar”, explica o diretor do clube Cleber Miranda da Silva.
O comandante do Quartel do Comando Geral e presidente da Associação de Bombeiros Militares, Marinho de Mello, esclareceu que balneários e clubes particulares devem ter um guarda-vidas preparado para qualquer emergência.
“É primordial em casos de afogamentos ou quedas, onde a pessoa se torna uma vítima, garantindo que ela tenha maiores chances em situações de alto risco e maior gravidade.”