No que é responsabilidade do município, séries iniciais (4º e 5º ano), Araguaína pode comemorar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados nesta quinta-feira, que levaram a cidade administrada pelo prefeito Ronaldo Dimas (PR) desde 2013, a praticamente atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para 2015 – 5.4 ante 5.6, ou dois décimos abaixo.

O desempenho do ano passado iguala o obtido em 2013, quando o município também foi muito bem ao superar a meta daquele ano (5.3), o primeiro da gestão Dimas. O resultado de 2015 põe Araguaína em um universo de 74,77% das redes municipais que alcançaram a meta do Ideb. Essa performance demonstra o esforço e os investimentos realizados prefeito na área educacional em todos os aspectos.

Investimentos
Desde o início da gestão, Dimas investe na formação especifica para os professores, acompanhamento pedagógico, reforço escolar individual para os alunos com dificuldades na aprendizagem, referencial pedagógico próprio, planejamento, gestão escolar e conselhos de classe participativos, projetos interdisciplinares voltados para a leitura, escrita, produção de texto e conceitos matemáticos, além de abranger as demais áreas do conhecimento e melhorar as condições físicas das escolas.

Entre os pontos mais importantes também está na valorização do professor, ao cumprir com o pagamento do reajuste anual da data-base e também no bem-estar dos servidores. As salas de aulas das escolas e creches estão todas climatizadas, ou seja, com ar condicionado; inclusive as da zona rural.

Cálculo do Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC).

O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação. O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática.

Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da Educação Básica, realizado anualmente. O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb

Fonte: Ascom