Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado
Um balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), mostra um aumento de 205% nas multas aplicadas por excesso de velocidade nas rodovias federais que cortam o Tocantins. De acordo com as informações, no primeiro trimestre de 2017 foram registrados 1.401 flagrantes, no mesmo período de 2018, cerca de 2.782 casos foram registrados.
A PRF informou ainda que as multas são frequentes porque os valores aplicados a esse tipo de infração não são altos, com isso, os motoristas não temem a punição.
Os dados revelam ainda que houve uma diminuição nas multas aplicadas por ultrapassagem indevida. Nos primeiros três meses de 2017, foram 999. Em 2018, até março, são cerca de 551, o que representa 55% a menos de flagrantes.
A polícia afirmou que as ultrapassagens estão diminuindo porque os motoristas estão ficando mais conscientes. E o condutor que é reincidente em infração do tipo ultrapassagem em 12 meses, paga a multa em dobro.
“O fator que contribui para a diminuição desses números é principalmente o valor da multa de ultrapassagem indevida é R$ 1.467,35 mas o Código de Trânsito prevê uma outra conduta em que o valor da multa por ultrapassar em faixa dupla pode ser ainda maior, chegando a quase R$ 3 mil”.