Retomar o foco na aprendizagem do aluno. Esta é a prioridade do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), que utilizará os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para direcionar o trabalho que já vem sendo realizado pela pasta.
“No geral, mantivemos os resultados”, explica a secretária da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Sechim, após avaliação dos resultados do Ideb 2015, divulgados na última quinta-feira, 8, pelo Ministério da Educação.
“Nos anos iniciais do Ensino Fundamental cumprimos a meta 5,0 estabelecida. Nos Anos Finais e Ensino Médio, o governo Marcelo Miranda conseguiu reverter uma tendência de queda, porém, estamos mais distantes do cumprimento das metas”, continua a professora.
Ações
A gestão da Seduc não tem medido esforços para melhorar a qualidade do ensino ofertado aos 179.117 alunos matriculados na rede estadual de ensino, dos quais cerca de 87 mil pertencentes ao Ensino Fundamental e 92.117 ao Ensino Médio. Para este segundo semestre de 2016, foram adotadas ações pedagógicas com foco no aprendizado que terão reflexo ainda neste ano, conforme explica a secretária da Educação, Juventude e Esportes.
“Durante dois meses à frente da Seduc, temos trabalhado muito e dialogado, levantamos dados, ouvimos as equipes da Seduc e das regionais de ensino. Assim, pudemos construir as orientações pedagógicas para o segundo semestre”, revela a professora Wanessa.
A Avaliação Diagnóstica da Alfabetização, do quinto e do nono ano do Ensino Fundamental – considerados pontos estratégicos na Educação – vem sendo realizada respectivamente por professores do quarto e do sexto ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio. Esta fase será realizada no dia 15 de setembro. Ainda nos dias 15 e 16 será aplicado simulado aos alunos da terceira série do Ensino Médio, e no dia 30, será a vez do simulado de Redação.
Em seguida, estes mesmos educadores avaliadores definirão os pré requisitos de Português e Matemática e o realinhamento dos conteúdos para as séries avaliadas. Para que os alunos retomem o nível de aprendizagem desejado, serão realizadas aulas baseadas nos conteúdos não aprendidos.
“Temos ainda sábados letivos previstos no calendário. Sugerimos focar em reforço/aprofundamento de estudos, inclusão de aula de Redação semanal dentro da disciplina de Língua Portuguesa, e outras oportunidades no turno inverso, conforme a viabilidade de cada escola”, detalha.
Dando sequência a este trabalho, para 2017 e 2018, o Planejamento Pedagógico envolverá a definição de conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula, a reestruturação das Estruturas Curriculares, nova avaliação diagnóstica, realinhamento de conteúdos e aulas de reforço. A Seduc também trabalha em um Programa de Formação que atenderá técnicos das Diretorias Regionais de Ensino, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores e o monitoramento das ações e seus resultados.
“Assim, acreditamos que com trabalho e compromisso podemos, juntos, melhorar os indicadores do Tocantins, sempre enfatizando que a qualidade da educação deve ser o centro, a base para as políticas públicas educacionais.
Ideb
O Ideb é um indicador que relaciona o desempenho dos alunos com dados de fluxo escolar. A avaliação é realizada a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e avalia alunos do ensino fundamental e médio.
Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil para o Ensino Fundamental e SAEB para o Ensino Médio.
IDEB – Estado do Tocantins
EF – Anos iniciais | 2005 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 |
Nota | 3,6 | 4,2 | 4,5 | 4,9 | 5,1 | 5,0 |
Meta | x | 3,7 | 4,0 | 4,5 | 4,7 | 5,0 |
EF – Anos finais | 2005 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 |
Nota | 3,4 | 3,6 | 3,9 | 3,9 | 3,7 | 3,8 |
Meta | x | 3,4 | 3,5 | 3,8 | 4,2 | 4,6 |
Ensino Médio | 2005 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 |
Nota | 2,9 | 3,1 | 3,3 | 3,5 | 3,2 | 3,3 |
Meta | x | 2,9 | 3,0 | 3,2 | 3,4 | 3,8 |
Fonte: Ascom