Equipe Gazeta do Cerrado

O vereador de Palmas, Milton Neris, se manifestou por meio de nota após bate-boca no Twitter com a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, sobre a representatividade de mulheres no primeiro escalão da prefeitura.

Na nota, ele alega ter sido mal interpretado, ao dizer que a gestora estaria promovendo uma “guerra dos sexos” na prefeitura.

De acordo com o vereador, as mulheres devem ocupar os cargos de forma justa, para proporcionar a valorização da atuação feminina no âmbito social.

Veja a integra da nota:

Nota

O vereador Milton Neris lamenta a interpretação incorreta sobre sua postura em relação às mulheres no mercado de trabalho. Em sua rede social, o vereador apoiou a valorização da mulher e deparou-se com uma interpretação errônea por parte da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e deste veículo de informação. Seu intuito de valorizar o público feminino é real, tanto que Milton Neris encaminhou emenda para valorizar contratação feminina em Palmas, nesta quarta-feira, 18.

Uma proposta de emenda da Lei Orgânica Municipal para elevar o percentual mínimo de contratação em cargos de comissão de livre nomeação e exoneração do Executivo, no qual deverão ser ocupados preferencialmente no mínimo 51% pelo sexo feminino.
De acordo com o vereador, as mulheres devem ocupar os cargos de forma justa, para proporcionar a valorização da atuação feminina no âmbito social. “Estou apanhando por querer que as mulheres sejam mais empoderadas. Atualmente, existe 31 secretarias e autarquias, e as mulheres ocupam apenas sete delas. Estou lutando para que ocupem no mínimo 17”.

Conforme o Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, as mulheres representam 50,58% da população de Palmas. “Defender a bandeira feminina, é colocar as mulheres conforme sua representação numérica do IBGE, e 22% de secretarias é muito pouco pra quem representa mais da metade da população da Capital”, finaliza o vereador.