Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

Exames laboratoriais confirmaram um caso de H1N1 no Tocantins este ano. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), um caso de Influenza A, não subtipada está sendo investigado e outros 2 de Influenza B também foram confirmados. Nenhum deles evoluiu para óbito.

Apesar da confirmação, a gerente de imunização da Sesau, Rosângela Bezerra, acalmou a população dizendo que não há um novo tipo de vírus da Influenza circulando no Estado.

“Os vírus da influenza que circulam atualmente no Brasil são H1N1, H3N2 e Influenza B. Ainda de acordo com ela, no Tocantins, de janeiro a abril de 2018 foi confirmada a circulação de A (H1N1) e Influenza B, todos freqüentemente registrados em anos anteriores”.

Como mostrado anteriormente pela Gazeta do Cerrado, em 2017 foram registrados cerca de 31 casos de Influenza, 23 deles de H3N2 e oito de Influenza B. De janeiro a abril, foram registrados 4 casos, um positivo para H1N1, outro para Influenza A que está sob investigação e dois Influenza B.

No Tocantins, a meta é vacinar 369.567 mil pessoas na campanha que segue até 1º de junho. O dia D de Mobilização acontece na próxima no dia 12 de maio.

Estão no grupo prioritário, definido pelo Ministério da Educação, crianças de 6 meses à menores de 5 anos de idade; indígenas a partir de 6 meses de idade; gestantes de qualquer idade gestacional; puérperas, até 45º dia após o parto; trabalhadores da Saúde; população de 60 anos e mais; população Privada de Liberdade e Funcionários do Sistema Prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; usuários portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e professores da rede pública e privada.