As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 começam nesta segunda-feira, 7. Para garantir a participação, os interessados devem acessar a página do exame, até o dia 18 de maio e seguir as instruções. Quem não foi contemplado com a isenção da taxa de inscrição poderá efetuar o pagamento, no valor de R$ 82, até o dia 23 deste mês.

Neste ano, o exame será aplicado nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos. No segundo dia, os candidatos terão mais tempo para realizar a prova, que terá o acréscimo de 30 minutos. Os estudantes terão cinco horas para responder às questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

Todas as informações sobre o exame estão disponíveis na página do Enem 2018 e no aplicativo Enem 2018, disponível na App Store e na Google Play.

Preparação

No Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) lançou a campanha #ToNoEnem, que visa reforçar a preparação dos estudantes da rede estadual. Com diversas ações previstas, a iniciativa contempla a realização de três simulados nos moldes do Enem e a distribuição de material didático específico aos concluintes do ensino médio. O conteúdo é composto por cinco volumes, contemplando as áreas do conhecimento de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

A Pasta também irá disponibilizar acesso a um aplicativo para celular, onde os estudantes poderão baixar livros, receber dicas de estudos, assistir à videoaulas, responder a exercícios e participar de simulados. O aplicativo será disponibilizado para download na página da Seduc, a partir do dia 15 de maio.

Aulões

Será realizada ainda uma série de Aulões preparatórios para o Enem nos municípios sede das 13 Diretorias Regionais de Educação. Palmas recebe a primeira edição do aulão no dia 12 de maio. Para participar, os estudantes precisam se inscrever, no site da Seduc, no período de 4 a 11 de maio. Os aulões, nos municípios do interior do Estado, estão previstos para começar em 19 de maio.

De acordo com a diretora de Educação da Seduc, Larissa Ribeiro de Santana, a meta da campanha #ToNoEnem é atender cerca de 20 mil estudantes da rede estadual. “Todos os concluintes do ensino médio da rede receberão o material didático, terão acesso às aulas e ao aplicativo. A intenção do Governo do Estado é dar aos nossos alunos subsídios que fortaleçam a preparação para o Enem, principal instrumento de acesso ao ensino superior público e aos programas de financiamento estudantil superior”, enfatizou.