No ofício, o secretário destaca a preocupação em relação aos fatos ocorridos nas UBS. “Ao cumprimentá-lo cordialmente, vimos manifestar a V. Sª, nossa extrema preocupação em relação aos inúmeros problemas que os nossos servidores e usuários vêm sofrendo em várias unidades de saúde do Município de Araguaína no que diz respeito à falta de segurança, vítimas das mais diferentes formas de violência, principalmente no que se refere a assaltos, furtos e roubos”, inicia o secretário no documento.
Ainda de acordo com o secretário, “várias unidades de saúde estão sendo alvo da insegurança, conforme extratos de ocorrência em anexo, e pudemos verificar, o aumento contínuo de diversos casos de roubo e furto”. Coutinho ainda explica o horário de maior incidência dos crimes.
“Nos presentes casos, a maior incidência de assaltos acorre nos horários de entrada, almoço e saída dos servidores, motivo pelo qual vimos solicitar o maior empenho de Vossa Senhoria, no sentido de destacar viaturas policiais para que transitem com maior frequência nas proximidades das unidades de saúde, a fim de evitar que maiores danos futuros possam vir a ocorrer”, solicitou o secretário.
Coutinho ainda cita que a sede da secretaria também tem sido alvos de criminosos. “Além das unidades de saúde, faz-se também necessário, o reforço da segurança na sede da Secretaria Municipal de Saúde, que sofre igualmente as mesmas agressões, causando apreensão e medo aos nossos servidores e usuários.”
Crimes
O primeiro assalto ocorreu na UBS do Setor Couto em dezembro de 2015. Em 2016, já foram sete assaltos nas unidades dos setores JK, Couto, Palmeiras do Norte e Jardim das Flores – essa última sendo assaltada três vezes, o mais recente ocorreu na terça-feira, 13, quando dois homens entraram na unidade, anunciaram o assalto e efetuaram um disparo, acertando dois acadêmicos de Medicina.